MOVIMENTO DE MERCADO
Cagece solicita registro junto à CVM para realizar primeira IPO
Por Marcelo - Em 17/12/2019 às 7:36 PM
Antenada às mudanças que o novo marco legal do saneamento básico deve trazer para o setor, a Cagece solicitou registro junto à Câmara de Valores Mobiliários (CVM), para realizar a sua oferta inicial de ações (IPO), operação que será coordenada pelo Bradesco BBI e a XP Investimentos.
Afinal, de acordo com os levantamentos iniciais, até 2033 deverão ser investidos cerca de R$ 700 bilhões no setor, uma vez que grande parte dos municípios brasileiros, em especial nas regiões Norte e Nordeste, não dispõe de acesso ao saneamento básico. Sociedade de economia mista desde 2013, a Cagece tem seu controle acionário exercido pelo Governo do Ceará.
Segundo dados de especialistas no mercado, inicialmente a transação estaria baseada em ofertas primária (de ações novas, cujos recursos obtidos com a sua comercialização seriam revertidos diretamente para a empresa) e secundária (títulos pertencentes ao Governo do Ceará e à Prefeitura de Fortaleza).
De acordo com sócio da AF Consultoria, Alexandre Frota, de forma geral, toda abertura de capital é boa para a população, pois normalmente um serviço público, depois de privatizado, passa a ser prestado de uma forma melhor e com maior eficiência.
O novo Marco Regulatório do Saneamento Básico deverá abrir a possibilidade de outras empresas privadas participarem na concorrência. “Isso é muito positivo, pois toda concorrência é benigna e deve gerar queda de preços, além da melhoria dos serviços, o que será muito benéfico para a população”, ressaltou Frota.