Comportamento
Branco impera e a cada dez carros, quatro são pintados desta cor
Por Jota Pompílio - Em 06/02/2020 às 9:43 AM
O fenômeno é no mundo todo, tá! Uma prova? Levantamento feito pela empresa química Basf indica que quem compra automóvel continuam preferindo a cor branca, comportamento em todo o planeta. A pesquisa revelou que cerca de quatro em cada dez carros produzidos no mundo no ano passado (exatamente 39%) foram pintados de branco.
Em seguida, as cores preta, o cinza e prata também continuam populares. Juntas, elas representam outros 39% das preferências, sobrando portanto 22% para todas as outras cores.
Azul e vermelho vêm a seguir como as cores fortes preferidas no mundo. Nove por centro dos carros vendidos globalmente são pintados nas várias tonalidades de azul e 7% são vermelhos.
As regiões avaliadas foram a América do Norte, do Sul, Europa, Oriente Médio e África. Tradicionalmente a preferência do consumidor brasileiro segue a mesma linha dos europeus e estadunidenses, com a maior parte dos carros pintados nas nuances entre o preto e o branco, isto é: além dessas duas cores, prata e cinza, em suas variadas tonalidades.
Paixão aguda!!!
Cor mais popular no mundo, o branco é quase uma obsessão entre os consumidores da região da Ásia-Pacífico. Um a cada dois carros vendidos em 2019 na região era branco.
O estudo identificou que o fenômeno atinge também os utilitários esportivos, segmento que teve um carecimento expressivo no ano passado em todo o mundo. Nos SUVs, a preferência é também pela a cor branca, em primeiro lugar, e em seguida as acromáticas: prata, cinza e preta.
Os carros pequenos, dos segmentos A e B, têm um volume maior de cores fortes na Europa, incluindo tons de marrom e bege, mas na América do Sul só se destaca o vermelho (além, claro do branco & cia).
“O branco reforça o aspecto de cor ambiental, relacionada com a limpeza e a pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente”, considera Marcos Fernandes, diretor da Basf para a América do Sul, onde 23% escolhem o carro prata, 14% o cinza e 11% o preto, que é menos popular por aqui: no mundo, o preto tem 16% da preferência.
Eu sou vermelho e daí ?
Ao contrário do resto do mundo, o vermelho é a preferida dos sul-americanos entre as cores cromáticas, seguida pelo azul e pelo bege.
“O vermelho é uma cor vibrante, vinculada com a esportividade e a beleza, além de ser uma cor que mantém o seu valor na revenda”, avalia Fernandes.