Lexus ES: porque se apaixonar por esse sedan de luxo

Por Admin - Em 19/02/2019 às 10:34 AM

Depois que essa “máquina”, o ES 300h, chegou na capital cearense, na Lexus Fortaleza, do grupo Newland, foi a hora de conhecê-lo de perto e sentir seu comportamento em seu habitat, nas estradas. Deram me três dias e nesse período fiquei como menino, encantado, seja “bulindo” nos bancos, espantando-se com a ausência de barulho no motor ao dar a partida, alternando ora o modo sport ora o normal…abrindo o porta-malas com o pé…sentindo a ventilação do banco gelar o assento….    

Nesta nova geração, o Lexus ES está mais longo, mais baixo e mais largo e mais bonito do que nunca! Sua dianteira não tem igual! O design agrada gregos e troianos e, com certeza, irá influenciar compradores mais jovens com suas características de novas tecnologias. Sob um céu nublado, o destino foi a praia de Guajiru, uma hora e meia de Fortaleza. No caminho, anotei cinco tópicos que deverão fazer você apaixonar-se por esse sedan premium. Mas antes, vou adiantar logo o primeiro, o consumo. Ele faz 16,3 km/l na cidade e 15,5km/l na estrada. Para um modelo de porte super pesado, dois motores, desempenho de um esportivo, é de tirar o chapéu, não é?

 

O powertrain híbrido

Nas rodovias – já bem posicionado no banco ao meu tamanho (sou baixinho, hein?), vidros hermeticamente fechados (a acústica é ótima nele) – dois motores empurravam o ES: um a combustão e outro elétrico. A potência total do sistema é avaliada em 217 cv. O motor elétrico fornece uma quantidade muito generosa de impulso nas partidas. O motor a gasolina entra suavemente e câmbio automático é suave. Em plena aceleração, o ruído, vibração e aspereza eram surpreendentemente mínimos. Os dois motores ajudam um ao outro, havendo um recarregamento automático do elétrico, por isso, não é preciso ter tomada para carrega-lo. Não é à toa que seu sistema híbrido tem oito anos de garantia. Maravilha, não é? Faz de 0 a 100km/h em 8,9 segundos. 

 

Gosto impecável

Outro detalhe que cativa é a abundância de materiais macios que habitam o interior do sedan de luxo. Os painéis das portas e o console central são revestidos em couro macio e macio também todos os principais pontos de contato. Algumas vezes me peguei tocando o painel da porta apenas para apreciar sua sensação suave.  

Por trás do volante de madeira e couro está um painel de instrumentos quase digital com uma tela de 7,0 polegadas e à direita está uma tela grande e nítida de 12,3 polegadas que faz parte da tela pacote de navegação. O sistema de áudio padrão Pioneer de 10 alto-falantes soa bem. Há um teto solar e um para-sol traseiro potente. 

Por dentro

Outra coisa que você irá amar é o interior do ES 300h. O espaço é muito agradável para se estar, não só pelo seu luxo, mas também pela sua notável qualidade de condução e tranquilidade. Sua excelente condução é resultado dos recém-desenvolvidos amortecedores de controle dinâmico, que podem responder aos menores movimentos, utilizando uma válvula auxiliar adicional, além da válvula principal do amortecedor. A Lexus também reviu a suspensão dianteira para melhorar o conforto de condução e a estabilidade em linha reta. Os ajustes de montagem do braço de reboque e barra estabilizadora na suspensão traseira aumentam a capacidade de amortecimento e reduzem o rolamento da carroceria.

 


93% do piso do ES 300h é coberto com material de amortecimento de som e coberturas da parte inferior da carroçeria e dos pára-lamas dianteiros complementam o isolamento. Engenheiros também dobraram o uso de adesivo estrutural, levando a menos vibração e ruído.

Você vai querer o quê?

Melhor ainda é que você pode casar sua dirigibilidade com o momento. Com o carro no modo Eco e o recurso ativado, o ES 300h irá desacelerar (como um normal, não híbrido) quando o motorista sair do pedal do acelerador em vez de desacelerar mais rapidamente com a frenagem regenerativa do híbrido.

Tal como acontece com muitos híbridos, o ES 300h vem com um modo Eco que minimiza o consumo de combustível e permite que o sedan dirija em toda a energia elétrica para curtas distâncias. Os amantes da velocidade podem apreciar o modo esportivo do híbrido. O que ele faz? Aumenta o torque em baixas velocidades, ativa seis engrenagens simuladas que podem ser deslocadas manualmente com alavancas e exibe um tacômetro no centro do painel de instrumentos digital, além de mudar a coloração para o vermelho.

Vale a pena ter um?

Se vale? O Lexus ES já é o futuro e a Lexus praticamente chega em primeiro. Para o que o modelo oferece, numa boa, R$ 242.440,00 tá mais que justo. Isso já incluso com pintura metálica. Meu vizinho foi além: “tá é barato para o conjunto da obra”. Além de ser politicamente correto, já que não polui o meio ambiente, o ES Hybrid conta com quatro anos de garantia e revisões tabeladas. E se depois de uns anos você quer comprar um outro mais atual, a concessionária Lexus Fortaleza garante a recompra. 

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