Atenção redobrada
Coronavírus no carro: não dê carona para ele!
Por Jota Pompílio - Em 18/03/2020 às 9:25 AM
Infelizmente, vivemos em tempo de alerta. O mais correto é, se puder, não sair de casa, só mesmo em caso de necessidade. Em nossa editoria, a Road In, que diariamente noticia assuntos relacionados a veículos, resolveu dá dicas para que esse vírus não se alastra e torne-se uma carona indesejada. Combinado?
Higiene é o primeiro passo
Antes de dar a partida na ignição, o motorista deve, constantemente, passar álcool em gel para limpar as áreas de contato — em especial, maçanetas, puxadores de portas, descansos de braços, volante, pomo do câmbio, botões e outros elementos.
Nessa limpeza da cabine, uma opção ao álcool 70% — que anda caro e difícil de achar — são desinfetantes do tipo Lysoform, para citar um exemplo. A orientação é já deixar um frasco de álcool em gel dentro do carro, lenços de papel, etc.
Assentos
Os bancos exigirão um cuidado extra. Passar álcool neles está fora de questão. O melhor é aspirar antes o estofamento. Depois, borrifar uma solução de sabão neutro e água. No final, passe uma escova macia suavemente. Ah, a limpeza do couro é mais fácil. Bastam sabão neutro e uma escova macia. Uma esponja de cozinha serve, mas não esfregue com a parte verde, mais áspera. Para completar o serviço, seque o banco com uma flanela. É possível fazer esse trabalho em casa ou contratar empresas especializadas que utilizam produtos bactericidas e fungicidas.
Conforto
E quanto ao ar-condicionado? Manter os vidros fechados com o ar condicionado ligado é uma medida recomendada. Porém, o filtro do ar-condicionado NÃO pode estar sujo. O sistema pode colaborar para o desenvolvimento de vírus, fungos e bactérias. O ideal é verificar e fazer a limpeza a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano. Você já fez a sua? Se você é um daqueles que nunca troca o filtro, o correto é deixar os vidros abertos, mas nesse tempo de chuva é …quase impossível.
Joga logo no lixo!
Para quem transporta filhos e outras pessoas dentro do carro, é preciso ficar atento ao lixo portátil. O ideal é esvaziar o lixo diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz, que podem conter vírus.
Carona amiga
Ao transportar alguém no veículo, pedir que as mesmas medidas de higienização sejam tomadas: limpar as mãos com álcool, ao tossir e espirrar usar um lenço e descartar esse material rapidamente em um lixo sem tocá-lo. Ao sair e deixar a direção, lavar as mãos e até o rosto são medidas eficazes da mesma forma.