DECISÕES
Élcio Batista afirma que é preciso muita responsabilidade durante a pandemia
Por Marcelo - Em 16/04/2020 às 2:03 PM
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Élcio Batista, destacou que a atual pandemia de coronavírus que vem atingindo o mundo inteiro representa um momento diferenciado para a humanidade e que exige muita responsabilidade dos tomadores de decisão, inclusive os gestores públicos.
Ele participou do Focus Colloquium desta quarta-feira (15), realizado pelo jornalista Fábio Campos e que contou com perguntas de pessoas que estavam assistindo à live, dos mais variados setores da sociedade. E lembrou que não é possível, ainda, definir quando as atividades econômicas no Ceará serão retomadas, ao menos por enquanto.
Élcio destacou que as ações de combate à pandemia acontecem em três estágios: o isolamento social, a quarentena (que pode ser por bairro, cidade, região ou o Estado inteiro) e o chamado lockdown, que é o bloqueio geral de todas as atividades dentro do Estado.
Defendeu que as ações de isolamento social, adotadas pelo Governo do Ceará no dia 19 de março, foram efetivas para evitar um colapso na rede de hospitais da capital cearense, tanto particular quanto pública.
Afirmou que o Governo do Ceará tem adotado medidas fiscais para auxiliar os trabalhadores, além de micro e pequenas empresas, MEIs, apesar de estar perdendo arrecadação neste período. “Mas quem tem os instrumentos de políticas monetárias, fiscal e tributário é o Congresso Nacional e o Governo Federal. Temos buscado discutir isso e é preciso que todos trabalhem unidos”.
Lembrou que as decisões sejam tomadas de maneira responsável, tanto por parte dos governos, quanto dos cidadãos e do sistema econômico, de forma equalizada, para medir o grau ético de todos e seus valores dentro da sociedade.
O secretário da Casa Civil lembrou que o governador Camilo Santana inicialmente, criou um Comitê de Enfrentamento do Coronavírus, com representantes de diversas instituições públicas e privadas, para compartilhar as ações e os resultados.
E que o Governo do Ceará está construindo um plano a fim de possibilitar a retomada da atividade econômica, em todo o território cearense, de maneira equilibrada e com segurança sanitária para todos.
Um setor de relevância para o Estado, que é o transporte intermunicipal de passageiros, está paralisado pelo decreto governamental e existe a previsão de que 50% de todas as empresas de ônibus que atuam no Ceará poderão fechar as portas durante e após a crise de Covid-19.
Sobre isso, Élcio destacou que as transformações estão ocorrendo no mundo todo, em inúmeros setores, e que o principal objetivo é cuidar da saúde das pessoas. Posteriormente os governos vão resolver os problemas das empresas.
“Esse é o momento da criatividade humana. A crise vai gerar um conjunto e inovações e elas vão gerar novas oportunidades e o desaparecimento de muitas profissões e processos. O 5G vai ser acelerado e já se fala no 6G”, disse.
Questionado sobre as ações para evitar o colapso do sistema de saúde pública, lembrou o Governo do Ceará tem analisado os cenários, adotado medidas com responsabilidade, realizado a aquisição de EPIs, respiradores mecânicos e outros insumos. Bem como agradeceu a participação de empresários, em especial as ações desenvolvidas pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, em apoio às ações governamentais.
O secretário afirmou que o setor aéreo mundial foi fortemente impactado pela pandemia e deve ser um dos últimos a se recuperar, portanto a decisão sobre o retorno das atividades no Fortaleza Airport dependerá das companhias. E, junto com o setor turístico, precisará de forte apoio dos governos, em todas as esferas.
E sobre sua filiação ao PSB no início deste mês, data limite para quem pretende disputar as eleições para a Prefeitura de Fortaleza ou a CMFor, ressaltou que é importante a pessoa participar da vida pública da sua cidade, do seu estado ou país.
“Me filiei no sentido de dar a minha contribuição para ajudar a construir um projeto que dialogue com o desenvolvimento do Brasil. Minha vida tem sido pautada por uma combinação de liberdade e igualdade, pois isso pode produzir Justiça no Século XXI. Acho que o PSB tem essas características para que possamos discutir o cenário brasileiro e mundial”, completou Élcio Batista.