ENERGIA LIMPA

Complexo Eólico de Fortim entra em operação com capacidade de 123 MW

Por Marcelo - Em 21/04/2020 às 11:28 AM

Usina em Fortim ocupa área de 2.365 hectares                                           Foto: Divulgação

Na contramão da maior parte das empresas, que estão freando seus investimentos, os 41 aerogeradores dos cinco parques que formam o Complexo Eólico de Fortim – construído e operado pela Brasil Ventos, subsidiária de Furnas, já entraram em operação. Novas oportunidades de trabalho e arrecadação para o município e o Ceará.

O empreendimento está instalado em uma área de 2.365 hectares, onde a média de velocidade do vento varia entre 6,60 e 8,10m/s. A Subestação Jandaia, que conecta o empreendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), foi energizada em março para permitir o início do comissionamento do complexo.

O empreendimento contou com investimentos de R$ 700 milhões, com financiamento do Banco do Nordeste (BNB), e tem capacidade instalada de 123 MW, energia suficiente para atender à demanda de uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Aracaju.

O Complexo de Fortim é composto por cinco parques eólicos, Parque Jandaia (27 MW), Parque São Clemente (21 MW), Parque Jandaia I (24 MW), Parque Nossa Senhora de Fátima (30 MW) e Parque São Januário (21 MW), totalizando 41 aerogeradores de 3 MW e 123 MW de potência total instalada.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business