Grande alcance
Rede Nordeste Unido mostra sua força e expande seus tentáculos para outros estados
Por Pompeu - Em 22/04/2020 às 7:26 PM
A comunicação digital e os veículos que trabalham de forma online nunca tiveram tanta força como agora, momento em que o mundo todo está em alerta por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Com o intuito de fortalecer o segmento digital e, mais do que isso, levar informações atualizadas, com credibilidade, qualidade e assertividade sobre o tema, os três maiores sites sociais do Nordeste: Alô Alô Bahia (BA), Roberta Jungmann (PE) e Portal IN – Balada IN (CE) estão juntos, desde o início de abril, formando a Rede Nordeste Unido.
“Já vínhamos pensando nessa ação desde o ano passado. Ela surge agora com a necessidade de se ter veículos sérios informando sobre o vírus. Com certeza, a plataforma terá desdobramentos e grandes ações em todo o Nordeste”, reforça o publicitário Rafael Freitas, fundador do Alô Alô Bahia e idealizador da ação.
Pompeu Vasconcelos, fundador do Portal IN- Balada IN, aponta que a comunicação digital, nesse momento, tem sido de fundamental importância para que a notícia chegue com mais rapidez e seriedade ao público. Segundo ele, com a pandemia, as pessoas e as empresas perceberam que o digital, realmente, veio com toda força e que a revolução digital é agora. “Plataformas que pouco eram utilizadas, se tornaram comuns. Os serviços de streaming, aulas online, tours virtuais, videoconferências e as lives viraram febre. Quando tudo isso passar, o legado digital ficará”, diz.
Expansão da Plataforma
Apesar do pouco tempo, a plataforma vem chamando atenção e gerando interesse por parte de outros veículos de comunicação. Prova disso é que os criadores estão estruturando uma expansão para outras cidades e veículos, já que portais de Aracajú, São Luís e João Pessoa também desejam participar. Para manter os leitores bem informados, sempre com base em fontes oficiais, tais como: Organização Mundial da Saúde (OMS), Governos Federal e Estaduais, agências de notícias cadastradas aos sites, bem como as maiores e mais criteriosas assessorias de imprensa do Brasil, a divulgação de notícias vem sendo realizada diariamente, através de matérias nos portais, postagens nas redes sociais e boletins por email marketing.
“Neste primeiro momento, estamos compartilhando as notícias positivas a respeito do Covid-19 em nossos portais e redes sociais com o selo Nordeste Unido, além de publicar banners com a temática. Cada notícia publicada é replicada pelas praças do Recife, Salvador e Fortaleza”, esclarece Roberta Jungmann.
Responsabilidade Social
Outro viés de fundamental importância da plataforma está no contexto da responsabilidade social, já que uma das mais fortes ferramentas é a divulgação de boas práticas adotadas por empresas e entidades em todo o Nordeste. “Queremos também que essas ações sirvam de exemplo para outras empresas e organizações. Também temos que abraçar as causas sociais para dar força aos pequenos empresários”, assevera Rafael.
Pompeu Vasconcelos avalia que o tempo é de grandes desafios, mas diz acreditar que a sociedade pós-covid-19 terá sua base na solidariedade e no respeito ao próximo. “No Ceará, empresas e instituições como a M. Dias Branco, C. Rolim, Grandene, Sistema Verdes Mares, Nacional Gás, Sesi, Senac, Fiec, Fecomércio e CDL têm unido forças junto à Prefeitura Municipal e Governo do Estado para diversos trabalhos sociais. É isso que vem ajudando a população a atravessar esse momento”, aponta.