PANDEMIA
Camilo mantém quarentena até dia 20 e, junto com a Prefeitura de Fortaleza, endurece as ações restritivas na Capital
Por Marcelo - Em 05/05/2020 às 12:49 PM
O governador Camilo Santana afirmou nesta terça-feira (5) que decidiu renovar o decreto governamental que restringe o isolamento social por mais 15 dias em todo o Estado, inclusive com a obrigatoriedade do uso de máscaras a partir de amanhã. E que na sexta-feira (8), entrará em vigor um decreto específico para a Capital, realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, ainda mais rígido.
A apresentação das novas medidas foi feita no Palácio da Abolição, junto com o prefeito Roberto Cláudio, uma vez que a situação da pandemia na capital cearense, principalmente, segue com o aumento do número de casos. Tanto que o Ceará já superou os 11 mil casos confirmados e mais de 700 óbitos.
“É um momento grave e com todos os desafios que o Estado tem feito, juntamente com a Prefeitura, todas as ampliações – tanto de UTI como leitos hospitalares – aqui. Para se ter uma ideia, já são quase 1.500 novos leitos implantados nestes últimos 45 dias no Ceará. E mesmo com todo o esforço, o nosso sistema de saúde tem chegado no limite”, disse Camilo.
Portanto, as recomendações das autoridades de saúde são de adotar medidas mais rígidas para o enfrentamento à pandemia de coronavírus. “Diante da situação de Fortaleza, junto com o prefeito, decidimos implantarmos um isolamento social rígido na Capital, com ações mais restritivas à circulação de pessoas e veículos, para diminuirmos a velocidade que esse vírus tem se propagado aqui na Capital e garantir que possamos ampliar ainda mais o que temos feito no sistema público de saúde para atender à população”, asseverou.
O prefeito de Fortaleza destacou a gravidade do momento, demandando medidas sérias para que vidas sejam preservadas na Capital. “Analisando os números, nos coube neste momento tomar esta decisão de a partir de sexta-feira fazer valer, aqui para Fortaleza, um isolamento social rígido, pois identificamos uma redução da adesão ao isolamento social e o aumento do número de óbitos”, afirmou Roberto Cláudio.
Lembrou que o endurecimento será com relação à circulação de pessoas e veículos pelas ruas e espaços públicos da Capital; proibição do funcionamento de atividades não essenciais que gerem aglomeração de pessoas; novas regras de funcionamento para funcionamento das atividades essenciais.
Também haverá maior controle do trânsito na entrada e saída de Fortaleza, por parte de vários órgãos públicos. E a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, inclusive dentro dos veículos em circulação pela capital cearense.
Assista ao vídeo completo:
Anúncio da renovação imediata do decreto estadual de isolamento social por mais 15 dias em todo o Ceará, inclusive com o uso obrigatório de máscaras, e de um decreto específico para Fortaleza, com regras mais rígidas, principalmente quanto à circulação de pessoas e veículos pelos espaços públicos. O decreto de Fortaleza passa a valer a partir da próxima 6a feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento.
Publicado por Camilo Santana em Terça-feira, 5 de maio de 2020