Cinco Estrelas
Gran Marquise Hotel investe R$ 1,5 milhão em reforma do Salão Blue Night e se prepara para reabertura
Por Pompeu - Última Atualização 28 de maio de 2020
Em 1992, a Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, recebia um novo e imponente equipamento hoteleiro, operado pelo sólido Grupo Marquise. Com renome internacional, a bandeira Caesar Park logo virou referência em qualidade, sofisticação e muito luxo. O projeto apresentava como alguns dos diferenciais uma enorme quantidade de obras de arte espalhadas pelo espaço, projeto paisagístico de Burle Marx e uma gastronomia que se equiparava aos melhores hotéis do mundo.
Com o passar dos anos, o mercado evoluiu e o Grupo decidiu administrar com identidade própria uma das maiores empresas da hotelaria cearense, que passou a receber o nome de Gran Marquise Hotel. A expertise na área possibilitou um sem número de certificações de qualidade e prêmios nacionais e estrangeiros.
Na gerência de empreendimento, desde 2010, está o parisiense Philippe Godefroit, formado em Hotelaria pela Universidade de Thonon-Les-Bains. O executivo, que atua no segmento hoteleiro há 40 anos, já teve passagens por hotéis da França, Istambul, Turquia, Bagdá e Iraque. “Desde o início, o Grupo Marquise atuou no fortalecimento da marca, um trabalho feito de forma muita séria e profunda. Ao longo de todo esse tempo, mais de R$ 20 milhões já foram investidos no Gran Marquise”, afirma Philippe.
Inovações ao longo dos anos
Optando por oferecer o melhor aos clientes, o Gran Marquise sempre apostou em inovação para atender ao público mais exigente e refinado. As opções de acomodação, todas com ofertas de serviços 5 estrelas, estão incluídas em cinco diferentes categorias: Luxo, Studio, Suíte Junior, Superior e Gran Class. Esta última, para se ter noção do requinte, ocupa três andares e 53 apartamentos e foi pensada para os hóspedes mais exigentes e que desejam exclusividade. Nesta categoria, os clientes contam com serviços como menu de travesseiros, atendimento personalizado, massoterapia e taça de espumante no check-in.
Outro segmento bastante trabalhado pelo Gran Marquise são os eventos, sejam corporativos, sociais ou catering. No hotel, é possível optar por mais de 20 tipos de salas para realização de reuniões, palestras, seminários, feiras e congressos. Os belos salões são sempre escolhidos para realização de grandes festas de casamento, confraternizações e bodas. Mais de 80 matrimônios chegam a ocorrer anualmente. Além disso, com criatividade, sabor e qualidade comprovada, o Gran Marquise Catering leva para os mais diversificados eventos todo o sabor da premiada cozinha dos seus restaurantes.
No Mangostin o cliente pode conhecer os segredos gastronômicos da Tailândia, China, Coreia e Japão, com alguns toques e segredos da culinária brasileira. No restaurante Mucuripe, a especialidade são os pescados e pratos com um toque regional. Já no Lobby Bar do Hotel, é possível escolher o melhor da cozinha internacional, contemplando um raro painel do Burle Marx, ouvindo música ou mesmo agendando importantes reuniões profissionais.
Em 2015, um fitness center e um spa (parceria com a grife francesa L’Occitane), com cinco cabines de massagem, jacuzzi de frente para o mar, sauna seca e a vapor, cabelereiros, entre outros serviços, passaram a ocupar um espaço de 400 m² no último andar no prédio.
Crescimento em 2019 e atual momento
Philippe Godefroit nos fala que 2019 foi um ano excepcional para os negócios. “Tivemos um crescimento de 12% com relação a 2018, um número muito bom”, afirma. O início de 2020, mais precisamente os meses de janeiro e fevereiro, também foram marcados por expansão.
“Para 2020, tínhamos projeção de aumento de 10 a 11% em termos de resultados e 8% em termos de receita total. Em março, porém, fomos surpreendidos por essa atual pandemia do Covid-19. Optamos, então, por fechar o hotel, temporariamente, até que tudo seja normalizado”, assevera.
Com planejamento de reabertura para o mês de agosto, o gerente geral do cinco estrelas nos conta que todo um estudo estratégico vem sendo feito para que, logo de início, a taxa de ocupação não seja inferior a 25%. “Sabemos que essa reabertura será delicada, mas fazemos parte de um Grupo muito sólido e acreditamos que logo iremos retomar as rédeas do negócio”, aponta Godefroit.
O cuidado e a atenção com os clientes continuam a ser ponto chave para o sucesso do Gran Marquise. Além do contato recorrente por meio de e-mails e informações em redes sociais, o Hotel optou por flexibilizar toda a política de cancelamento e reembolso.
Reabertura do Salão Blue Night e futuro
Nem mesmo o atual momento fez com que o desejo de continuar oferecendo o melhor fosse interrompido. Prova disso é o investimento de R$ 1,5 milhões na reforma e reabertura do Salão Blue Night, um dos mais nobres e belos do Hotel. O novo espaço, projetado pelo renomado arquiteto Racine Mourão, inclui novas configurações para a cozinha, diferentes divisões no espaço, nova climatização, além de uma decoração especialmente pensada para esse novo conceito.
Philippe Godefroit diz que se manter otimista para os novos tempos é filosofia do Grupo Marquise. Segundo ele, 2021 será um ano normal e de muito desenvolvimento, apesar de algumas mudanças que deverão ocorrer. “Novos padrões e normas de qualidade irão surgir na hotelaria. Mas nós, como sempre, estaremos preparados e sempre à frente”, explica.