A bordo de um dos SUVs mais vendidos: Renegade 2019
Por Admin - Em 28/01/2019 às 9:55 AM
Não dá para esconder, a robustez habita em cada contorno do modelo. Porta pesada, retrovisor imenso, lataria máscula. Porém, é bom salientar que uma grande parcela do público feminino adora esse modelo! Na Newsedan, autorizada da marca, em Fortaleza, por coincidência, enquanto esperava o Renegade para testá-lo, testemunhei uma mulher perguntado sobre os atributos do “jipinho” na autorizada cearense.
Impressões
Antes de sentar no banco do motorista, na lataria está escrito: “desde 1941”. Automático, de seis marchas, o Renegade só “dá na chave” com os pés no freio. A posição de dirigir é ótima e o espaço interno é bem grandinho. As músicas podem ser mudadas via touch screen ou à moda antiga, rolando a sintonia de um lado para o outro.
Trafegando pelas avenidas de Fortaleza, o modelo mostra-se mais cauteloso que veloz. Entretanto, quando ele pega o embalo, uma beleza! Estabilidade é o seu ponto mais forte. Nas curvas, ele sobra. Aliás, ele não sobra!!! Fica bem grudado sem sair pela tangente mesmo em altas velocidades.
O motor de 1.8 tem disposição e proporciona melhores retomadas. Ah, silencioso também já que a versão é flex. Internamente, com vidros fechados, quase não há ruídos lá fora !Nos semáforos (cearense diz “sinais”), o Start&Stop atua para oferecer uma melhor economia de combustível. Vizinho à marcha, há o opcional de desativá-lo. Em relação aos bancos eles são duros, mas confortáveis. Em ladeiras, mesmo pesado, em nenhum momento ele dá aquela “voltinha para trás.
Por dentro
No Novo Renegade, no interior, chegam a tão esperada central UConnect com tela de 8,4″ e os comandos do ar-condicionado inspirados no Compass. A conectividade é reforçada pelo espelhamento de smartphones via Apple CarPlay ou Android Auto e comandos por voz. Nas proximidades da alavanca de câmbio, um espaço maior para objetos e, nas versões 4×4, o seletor sobe alguns centímetros para abrir espaço. O ar-condicionado, segundo a Jeep, ficou 20% mais eficiente em todas as versões.
Falando em versões, a oferta se modifica na linha 2019. A versão Custom não aparece mais no catálogo (ficando apenas a 1.8 flex, sem nome de versão, para o público PCD), com a Sport voltando a ser a de entrada. Única com opção de câmbio manual, ela adota apenas as mudanças estéticas da parte de fora, mantendo no interior a central multimídia com tela de 5″, mas com os comandos do ar-condicionado analógico revisados. Câmera de ré e porta USB para os passageiros do banco traseiro são itens de série.
O Renegade Longitude 2019 tem a nova central multimídia de 8,4″ e versões flex (apenas automática) e turbodiesel AT9. A Limited agora traz sete airbags de série, até então um opcional de R$ 3.490, e o conjunto de iluminação em LED, este último também presente na Trailhawk. Os preços tiveram redução nas versões de entrada, mas os modelos a diesel estão mais caros, além de não haver mais versão Sport com propulsor a óleo. É bom salientar que a motorização é a mesma, de 1.8 flex e 2.0 turbodiesel. Dependendo da versão, parte de R$ R$ 78.490 e pode chegar até R$ 136.990.