COMBATE À COVID

Gestores da Prefeitura de Fortaleza prestam esclarecimentos à CMFor

Por Marcelo - Em 10/06/2020 às 8:55 PM

Representantes da Prefeitura de Fortaleza participaram nesta quarta-feira (10), de uma sessão virtual com integrantes da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da CMFor, para prestar esclarecimentos com relação às ações que o Executivo municipal tem realizado durante a pandemia.

Antônio Henrique presidiu a sessão virtual da CMFor                                     Foto: Divulgação

Foram apresentados dados relativos ao monitoramento de aglomerações, controle de trânsito, organização de filas e notificação de estabelecimentos comerciais. A atuação dos órgãos ocorre de maneira integrada, tanto no planejamento quanto na execução, além de haver articulação institucional com o Governo do Ceará.

Segundo o presidente da Casa, Antônio Henrique, o objetivo foi garantir a transparência das atividades de fiscalização e prevenção relacionados à Covid-19. “Acredito que esta reunião desempenha o papel de observar o Poder Executivo, ao mesmo tempo em que damos a ele a oportunidade de apresentar suas ações”.

O superintendente da Agefis, Júlio Santos, afirmou que desde o início da flexibilização do isolamento social, ocorrido na segunda-feira, suas equipes estão indo aos shoppings e lojas no Centro para verificar o cumprimento das medidas preventivas. Ali, os fiscais fecharam 79 estabelecimentos por descumprimento do isolamento social e outros 11 por funcionar em horário não permitido, além de orientarem 46 ambulantes a desocuparem o espaço público.

Desde o começo da operação, em 16 de março, foram fiscalizados 560 estabelecimentos e realizadas 261 notificações de irregularidades que desrespeitam o direito do consumidor. E foram registradas 1.626 ações de monitoramento e dispersão de aglomerações entre os dias 8 de maio e 7 de junho.

Já Arcelino Lima, superintendente da AMC, durante a pandemia os agentes do órgão vistoriaram 575 pontos e montaram mais 90 barreiras sanitárias. No período de 20 de março a 31 de maio, a AMC registrou a redução em 57,7 % no número de acidentes de trânsito com vítimas.

E a Guarda Municipal, segundo seu diretor Rômulo Reis, está realizando o combate às aglomerações e apoio a operações de segurança. Na Operação Tolerância Zero, que ocorreu na Barra do Ceará durante o lockdown, houve o apoio da Polícia Militar.

No total, 24.773 pessoas foram abordadas, recebendo informações sobre a importância do isolamento social, 117.684 carros foram fiscalizados nos bloqueios, 17.817 máscaras distribuídas, 27 procedimentos em delegacia registrados e 293 autos de infração de trânsito lavrados.

Sessão virtual da CMFor registrou os esclarecimentos sobre as ações realizadas pelos órgãos da Prefeitura de Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder