LIVE DA FETRIECE
Erick Vasconcelos fala sobre os impactos dos eventos esportivos no turismo do CE
Por Marcelo - Última Atualização 19 de junho de 2020
O secretário Executivo do Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, será o convidado da Live Stream da Fetriece, que será realizada na próxima segunda-feira (22), a partir das 18 horas, com transmissão pelo Instagram da entidade (@fetriece). O tema central do evento online será: “Qual o impacto no turismo com a falta de eventos esportivos no Estado do Ceará?”, tendo a diretora técnica da Fetriece, Tércia Figueiredo, como mediadora.
“Todos tipos de eventos, sejam eles esportivos ou de negócios, movimentam a nossa cidade nas épocas de baixa estação, alavancando a economia do turismo em vários aspectos. O Ironman, por exemplo, tem seu público formado por 75% de pessoas de outros estados ou países, com cerca de mil participantes e, normalmente, eles viajam acompanhados de outras quatro ou cinco pessoas. Isso eleva o número de visitantes à cidade, gerando uma alta taxa de ocupação nos hotéis da nossa orla”, explicou Erick.
Este ano a sétima edição do Ironman 70.3, previsto para o dia 22 de novembro em Fortaleza, está com todos os seus protocolos definidos de acordo com a nova realidade exigida pela pandemia do coronavírus. A largada, por exemplo, será feito no modelo rolling, e a dispersão também será diferenciada, para evitar aglomerações. Além disso, a entrega dos kits de participação na prova será realizada em cinco dias e por ordem alfabética.
“Temos outros eventos como a Maratona Internacional de Revezamento Pão de Açúcar, que é mais focado no turismo regional, com participantes de outras cidades do Ceará ou estados vizinhos, pois atletas de outras regiões brasileiras e países devem evitar deslocamentos maiores nos próximos meses. Como diversos eventos esportivos já foram adiados ou cancelados por causa da pandemia, tudo o que vier é muito positivo para o setor turístico da nossa Capital”, ressaltou.
A Fetriece é a Federação de Triathlon mais atuante do Brasil, com maior número de federados e que oferece grande apoio a novos participantes, que têm despontado em provas realizadas em todo o País, bem como no exterior. E realiza muitas provas regionais, em lugares como Aquiraz, Cumbuco, Fortaleza, Lagoa do Banana, o que gera impactos positivos para o turismo local, com pelo menos um dia de hospedagem, alimentação, passeio das famílias, que geralmente acompanham os atletas.
Erick acredita que como o triathlon é uma prova longa, exigindo muito treino e preparação anterior, caso o Plano de Retomada da Atividade Econômica do Governo do Ceará avance sem problemas, a partir do dia 20 de julho tudo deve estar liberado e muitos atletas podem vir realizar seus treinamentos aqui. Além disso, outros eventos esportivos poderão ser realizados na capital cearense. “Vale lembrar que o gasto médio do turista de eventos é elevado, geralmente três vezes o do turista de lazer”, disse.
O secretário Executivo da Setfor espera que com a retomada das provas esportivas em Fortaleza e no Estado, o turismo tenha um novo fôlego, movimentando a hotelaria, restaurantes, barracas de praia, e muitos outros equipamentos existentes no Ceará. Afinal, depois das provas, muitos atletas ficam aqui para um merecido descanso.
“Os atletas de provas como o Ironman geralmente ficam devedores às suas famílias de três a seis meses no que se refere à vida social. E quando tem a prova num lugar como Fortaleza, no fim do ano eles aproveitam para tirar umas miniférias com a família e ficam cerca de uma semana aqui, para aproveitar as nossas belezas naturais e equipamentos de lazer como o Beach Park, por exemplo”, destacou Erick Vasconcelos.