AVAL DE BOLSONARO

Abraham Weintraub anuncia sua saída do MEC e diz que vai para o Banco Mundial

Por Marcelo - Em 18/06/2020 às 6:19 PM

Abraham Weintraub anunciou nesta quinta-feira (18), em suas redes sociais, que está deixando o Ministério da Educação, pois recebeu um convite para trabalhar no Banco Mundial. Ele, inclusive, já recebeu o aval do presidente Jair Bolsonaro.

Weintraub cumprimenta Bolsonaro ao dizer que está saindo do MEC            Foto: Reprodução

Ele gravou um vídeo ao lado de Bolsonaro, no qual explicou os motivos de sua saída e agradeceu o apoio recebido durante o período em que integrou o Governo Federal. Será iniciado, agora, um período de transição, e já esteve reunido com o secretário de Alfabetização Carlos Nadalim, apontado como um de seus prováveis substitutos.

Em suas redes sociais, o governador do Ceará disse que o Governo Federal precisa dar mais atenção à área educacional. “Torço muito para que a educação brasileira volte a ter a atenção, o respeito e o valor que merece. Que os graves retrocessos dos últimos meses sejam reparados de forma urgente. Nenhum país se desenvolve e supera desigualdades sem colocar a educação como prioridade absoluta”, asseverou Camilo Santana.

Desgastes

Weintraub estava com sua imagem desgastada no MEC, pois além de sofrer diversas críticas de integrantes do setor educacional brasileiro e também do Congresso Nacional, também se envolveu numa polêmica declaração em relação aos ministros do Supremo Tribunal Federal.

Recentemente, a MP que permitia a Weintraub o poder de escolha de reitores de universidades e outras instituições de ensino federais durante a pandemia, foi revogada por Bolsonaro, enfraquecendo ainda mais a posição do ex-ministro.

Ele também deverá ser investigado por suposta participação na divulgação de fake news, uma vez que o STF se negou a analisar o pedido de habeas corpus impetrado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, em favor de Abraham Weintraub.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder