Crescimento exponencial
VP da Ibyte, Francisco Marinho dá a receita do crescimento de 250% nas vendas online no segundo trimestre
Por Pompeu - Em 28/07/2020 às 7:00 AM
No início do milênio, mais especificamente nos anos 2000, a tecnologia mostrava sua força, impactando a vida de muitas pessoas e trazendo mais dinamismo e agilidade para o dia a dia. Foi nessa época, por exemplo, que o GPS chegou para o usuário comum, o pen drive passou a substituir o disquete e o CD e as televisões de tubo foram amplamente substituídas pelos televisores LCD. Foi também nos anos 2000 que a Ibyte chegou ao mercado, com o objetivo de entregar aos consumidores uma excelente experiência de compra, mesmo quando ainda não se falava disso.
“Fomos pioneiros pela experimentação de produtos em loja e pela nossa central de serviços que inclui assistência técnica multimarcas em todas as lojas. Com o decorrer dos anos, fomos aprimorando essas forças”, relembra o VP Administrativo Financeiro da Ibyte, Francisco Marinho.
Atualmente, a Ibyte possui três marcas: Ibyte, iOne (rede de lojas especialista Apple) e Goldentec (marca de computadores e acessórios de tecnologia) e atua em sete estados e no Distrito Federal. Ao todo, são 38 lojas Ibyte, 5 lojas iOne (Apple Premium Reseller), além de cinco unidades de atacado. No Ceará, são 18 lojas Ibyte e 1 loja iOne. Com o e-commerce, porém, a Ibyte chega ao País inteiro. De acordo com Francisco Marinho, o crescimento nos anos de 2019 e 2020 esteve concentrado no e-commerce e em todo o ecossistema digital.
“Desde 2018 temos investido no comércio eletrônico e, 2019, foi um ano de grande desenvolvimento em infraestrutura, pessoal especializado e tecnologia. Começamos 2020 em curva de crescimento e a pandemia acelerou esse processo”, revela. Segundo o VP, até 2019, o crescimento anual girava em torno de 15% a 20%. “2020 vai ser um ano desafiador por causa da pandemia e do período em que as lojas físicas estavam fechadas. Mas estamos muito otimistas com a retomada responsável e com o crescimento do nosso canal online”, pontua.
Fortalecimento do e-commerce
As vendas on-line garantiram a Ibyte números recordes e bem acima do esperado para o mercado nacional. Entre abril e junho deste ano, a Ibyte apresentou 285% de aumento nas vendas digitais em comparação com o ano anterior. Para se ter ideia, pesquisas do Compre&Confie, divulgada pelo E-commerce Brasil, analisam que o esperado é que as empresas desse segmento cresçam 169% em relação ao mesmo período de 2019.
“O e-commerce tem crescido muito nos últimos anos. A pandemia acelerou alguns processos, mas já vínhamos em curva ascendente. Nosso crescimento médio de 250% mensal em abril, maio e junho é resultado de investimento interno nesse canal e da conjuntura. O e-commerce se tornou protagonista”, explica Francisco Marinho. Nos últimos meses, as demandas via Whatsapp e via telefone tiveram aumento, respectivamente, de mais de 370% e 270%. Outro grande salto ocorreu na aquisição de produtos relacionados a trabalho remoto e aulas EaD, tais como: notebooks, mouses, impressoras e webcam.
Tecnologia e assistência técnica multimarcas
A Ibyte é reconhecida por investir constantemente em tecnologia, tanto nas próprias lojas, como na variedade de produtos oferecidos aos clientes. Além da inovação constante, Marinho nos diz que a marca está apoiada em quatro pilares fundamentais: colaboradores capacitados e treinados, mix de produtos abrangente, parcerias com fabricantes e investimento em tecnologia. Tudo isso, pode ser somado a estratégias eficientes de marketing e forte atuação nas redes sociais. “Procuro sempre lembrar que o consumidor quer uma experiência simples e rápida. A tecnologia é meio e não um fim”, conta o VP.
Outro ponto de forte atuação da Ibyte está no segmento de assistência técnica multimarcas. Além do serviço ser realizado em todas as lojas, outra opção para os clientes é a solicitação por meio do aplicativo ibyte Service – disponível para Android e iOS -, que consiste no atendimento em domicílio para manutenção, instalação e configuração de aparelhos eletrônicos, entre impressoras, rede, smart TVs, home theater, ar-condicionado, computadores e notebooks. Ao longo de todos esses anos, a Ibyte vem se mantendo firme no mercado, sempre com destaque e clientela fiel. “A concorrência pode ser, em muitos casos, saudável, pois aquece o mercado. Temos objetivos claros e seguimos sempre com foco em experiência do cliente, colaboradores treinados e motivados e parcerias. Com tudo isso, conseguimos ser competitivos e atuar de maneira ética. Não há receita de bolo, mas sempre seguimos firmes em nosso propósito”, assevera Marinho.
Novo varejo e planos para o futuro
Quando questionado sobre acreditar em novas formas de varejo trazidas pela pandemia da Covid-19, o VP é categórico: “Eu não acho que mostrou novas formas de varejo, pois elas já estavam aí e as pessoas já usavam. A pandemia, na verdade, levou mais pessoas a usarem todas as alternativas de varejo em um contexto ominichannel. Ela fomentou a compra online e quebrou vários paradigmas. Houve mudanças de hábitos significativos impostas pelo contexto e essas mudanças foram incorporadas ao comportamento do consumidor. As pessoas estão, sem dúvida, mais digitais”. Sobre os planos para o futuro ele afirma que um dos principais é passar de um varejo físico com loja digital para um varejo digital com lojas físicas.