Preferência
Se cuida hatches! Segmento SUV já é o segundo na preferência de mercado
Por Jota Pompílio - Em 03/08/2020 às 7:36 PM
Jota Pompílio, editor
“O mundo é dos SUVs!” Sempre que dava, em minhas matérias, colocava essa frase que com o passar dos tempos virou uma constatação: hoje, o segmento é o segundo mais vendido no Brasil.
Os SUVs – para clarear – modelos como Compass, Creta, Duster, Kicks… têm hoje 24,6% do mercado, com 187,9 mil unidades comercializadas de janeiro até junho de 2020 que, por enquanto, são superados apenas pelos hatchs pequenos – o segmento que mais vende.
Na ponta do lápis, os hatchs pequenos venderam 200.435 unidades no primeiro semestre e ficaram com 26,3% de participação, apenas 1,7 ponto percentual a mais do que os SUVs.
O crescimento desse segmento é notório já há alguns anos e como lançamentos eles não se esgotaram e estão acontecendo. Nívus, da Volkswagen, o Tracker, da GM, além do Territory, que a Ford apresenta ao público no próximo dia 7 de agosto não me deixa mentir. Land Rover chega ao Brasil ainda este ano, enquanto a Fiat anuncia o lançamento de dois modelos nesse segmento no início de 2021.
União faz a força
Os dois juntos – hatch pequeno e SUV – representam mais da metade das vendas totais, exatamente 50,9%. Os outros 16 segmentos, portanto, têm juntos 49,1%.