Test drive

Dirigimos o Cronos Drive 1.3: roda bem, bebe pouca gasolina e tem preço competitivo

Por Jota Pompílio - Em 17/08/2020 às 10:35 AM

Jota Pompílio, editor

 

Fiat Cronos 1 3 2020 4

Fiat Cronos  2020

Manual, sedan, motor 1.3. Em Fortaleza, passamos uma semana dirigindo o modelo e podemos dizer, no mínimo, que se trata de um carro valente! Com marchas suaves a mão,  o motor, mesmo 1.3, respondia bem as retomadas e o giro em curvas é excepcional em avenidas pouco largas!

Img 20200709 Wa0021

Diretor Ricardo Pontes

Na Vouga, na capital cearense, na autorizada Fiat do Grupo Carmais,  o Fiat Cronos Drive 1.3 tem preço sugerido de R$ 60.990. “É a versão mais vendida por sua boa relação custo/benefício. Realmente, o modelo é muito bem posicionado diante de seus concorrentes em relação aos preços. A questão da dirigibilidade que é muito boa e do consumo. Essa motorizações mais modernas da Fiat  têm ofertado um conforto com baixo consumo. Esses são três atributos é que eu destacaria no sedan. Essa versão manual representa 50% das vendas dos Cronos em nossas lojas, CDA e Vouga”, salienta o diretor Ricardo Pontes.

Fiat Cronos 1 3 2020 7

Para resumir no visual, ele é super jovial, “descolado” e seus contornos paqueram com linhas esportivas. Na cidade, o motor FirfeFly 1.3 combinado com o câmbio manual de cinco marchas, permitiu acompanhar o trânsito nas avenidas sem a necessidade de pisar forte no acelerador. Quando precisou de mais força, bastou a redução de marchas. E por falar nelas, são escalonadas e a troca facilitada pelos engates precisos.

Fiat Cronos 1 3 2020 3

Fiat Cronos 1 3 2020 3

A suspensão repetiu o acerto das demais versões do Cronos que testei: firme sem comprometer o conforto, ela absorveu as irregularidades do pavimento, manteve a estabilidade nas curvas mais acentuadas. A direção elétrica progressiva leve facilitou o estacionamento na cidade e ficou mais firme acompanhando a velocidade.

2 Drdm75q

O interior remeta ao do Argo com predominância do plástico. Bancos e laterais das portas são revestidos em tecido. Os ajustes da coluna de direção com o banco garantem boa posição para dirigir na estrada. O volante multifuncional tem boa empunhadura e os botões que ficam atrás e comandam o sistema de áudio não deixa a gente desviar os olhos da estrada. Ah, o porta-malas do sedan leva 525 litros – ótimo para leva a família e viagens mais longas!

1sbjw06cyjl10bej24h922v8v

Para quem compra carro visando o quanto gasta de combustível, pelo Inmetro, com gasolina, o Cronos faz 12,4 km/l, na cidade, e 14,8 km/l ,na estrada. No trânsito urbano nossas médias foram de 12,1 km/l a 15,1 km/l. Na estrada, em velocidade constante de 80 km\h variaram de 19,2 km/l a 20,6 km/l, a 100 km\h, de 15,9 km/l a 18,9 km/l a 100 km/l, e de 14,1 km/l a 16,3 km/l a 110 km/h.

O veredito

Eu o compraria, sem dúvida. O comportamento do Cronos Drive 1.3 com câmbio manual é próximo do GSR e também do Argo nas duas versões. A relação custo/beneficio é o principal apelo da opção avaliada. Bom espaço, inclusive no banco traseiro, baixo consumo de combustível e o comportamento é adequado às características do sedã que conta com generoso porta-malas de 520 litros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road