INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO

Secretária Manuela Nogueira corre contra o relógio para concluir mais de 112 obras públicas em Fortaleza

Por Pompeu - Última Atualização 24 de setembro de 2020

Engenheira civil, pós-graduada em Construção Civil, Tecnologia e Qualidade da Construção; Gestão de Obras e Engenharia; e Avaliações e Perícias de Engenharia, Manuela Nogueira integra a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura desde 2013, quando ocupava o cargo de Coordenadora de Projetos.

Manuela Nogueira – Secretária de Infraestrutura de Fortaleza

Em 2016, recebeu o convite para gerir a Pasta, sendo responsável por coordenar e executar algumas das mais importantes obras da capital cearense, muitas delas, relacionadas ao fomento do turismo na cidade. A seguir, conversamos com a gestora sobre o trabalho desenvolvido ao longo desses anos e sobre as perspectivas de infraestrutura para 2020.

IN- A senhora ocupa a função de Secretária de Infraestrutura de Fortaleza desde 2016. Como surgiu o convite?
MN- Desde a gestão passada, ou seja, desde 2013, eu já faço parte da Secretaria da Infraestrutura.  Estive à frente de projetos importantes para a cidade, entre eles: os viadutos do Cocó, a restauração do Teatro São José e o novo IJF2. Esse convite para assumir a pasta veio após a reeleição do Prefeito Roberto Cláudio e a saída do antigo Secretário Samuel Dias. Então, o próprio Prefeito me convidou, visto que eu já possuía um conhecimento, pois já acompanhava bastante de perto todos os serviços executados na Secretaria.

Samuel Dias E Manuela Nogueira

Samuel Dias e Manuela Nogueira

IN- Com a nomeação, a senhora se tornou a primeira mulher a exercer o cargo na Pasta da Infraestrutura da Prefeitura de Fortaleza. Qual a importância disso?
MN- Ser a primeira mulher Secretária de Infraestrutura da Prefeitura de Fortaleza me fez, ainda mais, assumir o meu papel de mulher líder. Hoje, não temos só a Secretaria da Infraestrutura em si, tem, também, a responsabilidade sobre todas as obras que estão na pasta da Infraestrutura. Além de tudo, existe o papel de mostrar, de provar e de deixar claro a todos que a mulher tem tanta capacidade, ou mais, do que qualquer homem, e que não existe essa distinção entre homem e mulher. Quando as pessoas se destinam, estudam e querem fazer o seu melhor, elas podem assumir e chegar aonde quiserem.

IN- Durante a pandemia, algumas obras essenciais ligadas ao setor de saúde foram mantidas. Como funcionou o trabalho nesse período?

Dji 0033

IJF2

MN- Mantemos, principalmente, as obras em hospitais, como o Instituto Doutor José Frota (IJF), Frotinhas e Gonzaguinhas. Todos os cuidados com esses trabalhadores foram tomados. É importante destacar o apoio de toda a equipe da Secretaria de Saúde para garantir segurança total a esses funcionários. Era imprescindível que essas obras continuassem, visto que elas também faziam parte do trabalho de assistência de combate ao novo Coronavírus.

IN- Entre os meses de março e abril, por conta da pandemia, cerca de 112 obras públicas foram paralisadas. Como vem sendo essa retomada?
MN- Hoje, já estamos com todas essas obras retomadas. Iniciamos os trabalhos em meados do mês de agosto. Podemos dizer que estamos com 100% do efetivo de obras retomadas na cidade de Fortaleza, tendo sempre todos os cuidados necessários e mantendo todos os preceitos para a segurança desses trabalhadores nos canteiros de obras.

IN- 2020 está sendo completamente atípico, entretanto, o trabalho da Seinf não parou. O que destacar de projetos para este ano?
MN- Temos várias obras em execução no momento. Temos cerca de 17 a 20 obras mais emblemáticas, em todas as áreas, que serão entregues até o final do ano. Podemos citar: obras de expansão das áreas de atendimento do Instituto Doutor José Frota (IJF), nova Beira-Mar, obras de requalificação na Avenida Senador Fernandes Távora, obras de requalificação na Avenida José Bastos, obras de requalificação na Rua dos Tabajaras, obras de requalificação na Avenida Dom Luís e o Polo Gastronômico da Varjota. Além de várias obras ligas a educação e saúde. Temos, também, praças a serem entregues, como a Praça José de Alencar. Com tudo isso, fica claro que ainda temos um trabalho grande a ser feito até o final do ano.

Img 9897

Nova Beira-Mar

IN- A gestão do Prefeito Roberto Cláudio vem investindo fortemente em obras para fomentar o turismo na capital. Quais poderia destacar?
MN- Temos uma obra que foi bastante emblemática para o turismo, entregue durante a primeira gestão do Prefeito Roberto Cláudio, que foi a Nova Praia do Futuro, o projeto de requalificação da orla. Hoje, estamos trabalhando, principalmente, nessa área turística da Desembargador Moreira, Beira-Mar e Praia de Iracema. Recentemente, também demos ordem de serviço ao Projeto Beira Rio, que engloba requalificação da orla da Barra do Ceará, do trecho da Ponte sobre o Rio Ceará até o Marco Zero, que também é uma obra turística. A própria Praça José de Alencar, trazendo o turismo para o centro da cidade. Ainda temos cerca de cinco obras para entregar em 2020, que tem um foco muito forte no turismo da cidade de Fortaleza.

IN- Outra grande preocupação da atual gestão é garantir qualidade de vida para pessoas da periferia. O que ressaltar sobre isso?
MN- Existe um grande programa que foi pensado, junto com o Prefeito Roberto Cláudio, para que possamos trazer toda essa infraestrutura, principalmente, drenagem, saneamento e pavimentação, ou seja, uma nova qualidade de vida. Há várias áreas de baixo IDH na cidade de Fortaleza. É justamente para tirar essas pessoas que tem “o pé na lama” que trabalhamos com tanto empenho. Queremos oferecer uma nova qualidade de vida, uma maior dignidade a essas pessoas que ficaram, durante muito tempo, sem nenhuma infraestrutura do poder público. E, com isso, além da infraestrutura, a gente traz saúde, bem-estar e esporte para todas essas comunidades.

IN- Obras voltadas para a área educacional da capital cearense também é uma constante no trabalho da gestão. O que destacar na área?

Vila Do Mar (5)

Centro de Educação Infantil – Vila Do Mar

MN- Entre creches e escolas, novas ou requalificadas, temos mais de 112 equipamentos em que já foram feitas intervenções na área da educação. Junto com esse grande trabalho, ainda temos uma escola de tempo integral, 100% nova, entregue esse ano. E, ainda, cerca de sete centros de educação infantil, 100% novos, que também serão entregues esse ano. As escolas-areninha é mais um trabalho onde se prova a intersetorialidade na Prefeitura de Fortaleza. A areninha não é só um equipamento de esporte, ela é, também, um equipamento de juventude, de inclusão social e, acima de tudo, um equipamento de saúde e educação. E, para agregar valor a essas areninhas, teve-se a ideia de juntar a esse equipamento, uma escola-areninha, onde os alunos poderão, no contraturno, ou seja, eles estudam em um período em uma escola de tempo normal e, no outro período, o aluno vai para a escola-areninha, onde tem reforço de português e matemática e tem outras atividades, como empreendedorismo, educação e a utilização do esporte na areninha.

IN- Desburocratização, serviços rápidos e eficientes e busca constante pela simplificação em todas as etapas dos processos são marcas da sua gestão.
MN- O nosso papel hoje é fazer as coisas acontecerem. O que a gente entende hoje na Seinf é que tudo tem que ser feito, da forma mais correta possível, porém, sem criar travas sem necessidade. Naturalmente, por conta do serviço público, existem algumas burocracias que são essenciais, porém, sem muitos formalismos. E sempre com a necessidade e a capacidade de gerenciar e entregar todas essas intervenções que vêm trazendo essa transformação, principalmente, de bem-estar à cidade de Fortaleza.

IN- Como o próximo gestor vai receber a Seinf?

Manuela Nogueira E Marcelo Tavares (1)

Manuela Nogueira e Marcelo Tavares

MN- Primeiramente, até o final de 2020, temos esse montante de intervenções a finalizar. Mas, nosso grande objetivo, também, é entregar uma Secretaria estruturada e, como o Gestor sempre vem reforçando, com a garantia de que todas as obras que não forem terminadas até o final do ano, ficarão com contrato organizado e dinheiro em caixa. Tudo isso, para possibilitar para quem vier na próxima gestão, continuar esse belíssimo trabalho que vem sendo feito pelo Prefeito Roberto Cláudio.

Mais notícias

Ver tudo de IN News