INICIATIVA CEARENSE
Conselho Federal da OAB aprova a instituição do Prêmio Luiz Gama em 2021
Por Marcelo - Em 18/08/2020 às 6:38 PM
O Conselho Federal da OAB aprovou, por unanimidade, a instituição do Prêmio Luiz Gama, o qual será concedido a duas personalidades – um homem e uma mulher, preferencialmente, um advogado e uma advogada – e uma instituição ou entidade que se destaquem na defesa e na promoção da igualdade, da justiça social e da dignidade da pessoa humana e no combate ao racismo e às desigualdades raciais, sociais e regionais.
A decisão aconteceu na Sessão Virtual Extraordinária desta segunda-feira (17), sendo o Prêmio Luiz Gama constituído de diploma e insígnia, que será concedido uma vez a cada gestão e a entrega ocorrerá na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. Os agraciados serão escolhidos pela diretoria da Ordem e referendados pelo Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB.
O autor da iniciativa, conselheiro federal da OAB pela bancada do Ceará, André Costa, destaca que “a aprovação da instituição do Prêmio Luiz Gama da OAB Nacional, no mês da advocacia, é um ato simbólico e representativo por parte do Conselho Federal da OAB, um merecido reconhecimento à trajetória de um brilhante e corajoso advogado que lutou em defesa da liberdade, da democracia e da igualdade”, disse.
Ele ressaltou, ainda, que o advogado Luiz Gama é uma referência para toda humanidade. Os primeiros homenageados receberão a honraria na próxima Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que está prevista para acontecer em abril de 2021.