AÇÕES INTEGRADAS

Camilo participa de lançamento de programas regionais voltados para a alimentação e a agricultura familiar

Por Marcelo - Em 19/08/2020 às 8:33 PM

O governador Camilo Santana participou de um encontro virtual, na tarde desta quarta-feira (19), reunindo representantes do Consórcio do Nordeste, que estiveram presentes no Fórum de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste.

Camilo Santana disse que foi reforçado o cooperativismo                            Foto: Divulgação

“Traçamos estratégias de fortalecimento do cooperativismo e associativismo, e foram lançados o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS-NE) e o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar (Siraf-NE)”, explicou o chefe do Executivo cearense.

Agronegócio

A produção leiteira no Ceará registrou expansão de quase 63% entre 2015 e 2019, passando de 489,3 milhões para 797,4 milhões de litros anuais, de acordo com dados do IBGE. E esse ritmo deve ser acelerado, considerando as chuvas recentes acima da média e outras questões.

Hoje, estima-se que o Ceará importe da região Centro-Sul do País cerca de 500 mil litros de leite por dia, principalmente na forma de derivados. A tendência é que em 2020 a produção supere a de 2019 e, mantida a média de crescimento dos últimos anos, o Ceará alcance a produção de 1 bilhão de litros de leite até o final de 2021.

“O leite é uma cadeia econômica muito tradicional e importante no Ceará, que produz mesmo nas condições extremas do semiárido. Temos grande interesse em apoiar o segmento no sentido de aumentar a produção por animal e também agregar maior valor aos produtos”, afirmou o secretário Maia Júnior, titular da Sedet.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder