TECONOLOGIAS E PRODUTIVIDADE

Ceará Global debate a revolução do agronegócio no Estado nesta quarta-feira

Por Marcelo - Em 24/08/2020 às 9:31 AM

As novas tecnologias, opções de manejo, aumento de produtividade e outros temas relevantes para o agronegócio do Estado serão o pano de fundo do painel que será realizado nesta quarta-feira (26), a partir das 18 horas, no segundo dia do Ceará Global: O futuro em 360°.

Chapada do Apodi tem plantio de trigo na fase pré-colheita                        Foto: Divulgação 

O CEO da Santa Lúcia Alimentos, Alexandre Sales; o sócio da Frutacor João Teixeira Júnior, e o diretor geral da Tropical Nordeste Agrícola Ltda, Edson Brok, participarão das discussões sobre o tema: “A revolução do agronegócio no Ceará”.

A mediação será realizada pelo secretário Executivo da Sedet, Sílvio Carlos, uma vez que o agrobusiness é uma das atividades econômicas mais internacionalizada do Brasil e isso não poderia ser diferente aqui no Ceará, que possui dois portos – Pecém e Fortaleza – com capacidade exportadora reconhecida internacionalmente.

Um bom exemplo do que as tecnologias podem agregar ao agronegócio é a experiência que a Agrícola Famosa, maior exportadora de melões do Brasil, está realizando na Chapada do Apodi, em um área de cinco hectares, com o plantio de trigo, em parceria com Alexandre Sales.

A colheita da primeira safra está prevista para acontecer na segunda semana de setembro e, caso a produtividade atinja o mesmo nível ou supere o de estados da Região Sul, como o Paraná, a área plantada será expandida para 500 hectares, já no ano que vem.

As expectativas são excelentes, uma vez que o clima e o tipo de solo daquela região do Ceará, na divisa com o Rio Grande do Norte, aliados à tecnologia da Embrapa podem fazer com que ali haja uma expansão da cultura do trigo, no inverno, quando os níveis de chuva são maiores e não há o plantio do melão, que prefere o sol e clima seco.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business