Ranking
Nova Strada vende bem e conquista vice-liderança em vendas de agosto
Por Jota Pompílio - Em 22/09/2020 às 12:02 PM
Jota Pompílio, editor
Brasileiro adora novidade. Pois a mais recente, a Nova Strada se transformou em ótimos números: conquistou no geral a vice-liderança em vendas de agosto atrás do quase imbatível Onix, da GM. Modelos, inclusive, que são vendidos pelo Grupo Carmais, no Ceará, através da Vouga, CDA (Fiat) e Sanauto (GM), em Fortaleza.
Outra curiosidade percebida e que foi ótimo para montadora italiana é que, além da Nova Strada à frente do HB20, a sua irmã, a Toro, também da Fiat, superou o Ford Ka.
Um pouco desta picapizinha
A linha da nova Fiat Strada é um pouco mais enxuta que a anterior. Ao invés de sete versões, divididas entre cabine simples, estendida e dupla, a nova geração terá cinco variantes. São três acabamentos: Endurance, Freedom e Volcano, mesmos nomes usados na Toro, sendo que os dois primeiros serão oferecidos com Cabine “Plus” e Dupla, enquanto a Volcano terá apenas cabine dupla.
E o que é essa Cabine “Plus”? Trata-se de algo entre a cabine simples e a estendida. Terá capacidade para duas pessoas, como um modelo de cabine simples, mas contará com espaço atrás dos bancos de 150 litros, suficiente para pequenos objetos. Dessa forma, não oferece 300 litros como a antiga cabine estendida, mas garante um espaço do lado de dentro e ainda teve a caçamba ampliada para 1.354 litros (era 1.220 litros).
Sob o capô
A nova geração da picape mantém o motor 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm para a versão Endurance, tanto com Cabine Plus quando Cabine Dupla. A partir da Freedom entra o motor 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm usado pelos modelos mais atuais da empresa (como Argo e Cronos). A transmissão será a mesma para as duas, na forma da manual de 5 marchas. Existem planos para uma variante automática do tipo CVT, mas ela fará sua estreia somente em 2021. Já o motor turbo não é prioridade para o veículo comercial e não tem data para chegar.