No Brasil, marcas chinesas estão empolgadas para 2019
Por Admin - Em 03/01/2019 às 10:33 AM
Já disse Napoleão Bonaparte uma vez: “deixe a China dormir, pois quando ela acordar, o mundo sentirá”. No segmento automotivo, as três marcas chinesas Chery, JAC e Lifan reorganizaram-se neste ano e esperam voos mais altos a partir de 2019. Na prática: querem vender mais!
A mais “atrevida”, como dizia a minha vó, é a Chery, hoje conhecida por Caoa-Chery. A marca ganha novas posições no ranking de vendas a cada mês e ganha confiança. De lá para cá, a montadora de olhos puxados vem passando marcas como BMW, Volvo, Land Rover e Kia. Mas é bom salientar que ela não é uma marca premium, por isso, tem um preço convidativo.
No portfólio, há o pequenino QQ e o Tiggo 2 (foto) e o sedã compacto Arrizo 5 que será lançado com preços a partir de R$ 66 mil. Já a planta goiana começou a produzir o SUV Tiggo 5X. Ele está chegando às lojas para brigar no segmento de Honda HR-V e cia, com motor 1.5 flex turbo de 150 cv e preços a partir de R$ 86.990.
JAC
Sem nenhuma fábrica no País, ela tem planos bem menos ambiciosos que a Chery, mas espera pegar carona na reação chinesa. A JAC, representada no país pelo Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, deve fechar o ano com 4.000 unidades vendidas, senso mais de 75% do crossover T40. Mas espera engrossar o caldo no ano que vem com o recém-lançado T50 (reestilização do T5) e com o inédito T80, de sete lugares, crossover de luxo que chega no início de 2019 por R$ 140 mil.
Das três, a Lifan não tem essa facilidade com a rede de concessionárias. Porém, consegue preços interessantes importando seus produtos do Uruguai, sem recolher os 30% do Imposto de Importação. Neste ano lançou o SUV X80, irmão maior do X60, com sete lugares, por R$ 130 mil. Com a dupla, deve chegar a 2.500 emplacamentos no ano. Mas já mostrou no Salão do Automóvel outros dois SUVs para apimentar os negócios em 2019. O X70 chega no começo do ano para aposentar o velho X60. Já o X7 My Way é uma versão alongada do X70, com sete lugares, mas menor que o X80 entre as marcas chinesas . E aí, será que vão incomodar? O tempo e o consumidor é que darão a resposta!