Inédito SUV
Toyota Corolla Cross: vem ou não vem e quando chega?
Por Jota Pompílio - Em 13/10/2020 às 11:53 AM
Jota Pompílio, editor
Mais é claro que o modelo vem ao Brasil! Sendo o segmento que dá mais lucro e que mais cresce, a Toyota não deixaria de fora sua novidade, não é mesmo? Porém, a pergunta que vale um milhão de dólares: quando? Na Tailândia, o modelo já é realidade!
Com 4,46 metros de comprimentos, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, essas medidas o colocam abaixo do RAV4, até então única opção de SUV médio da marca.
Em Fortaleza, segundo Álvaro Correia, gerente comercial da Newland, da concessionária Newland, a montadora ainda não disse nada de oficial quando seu SUV aporta por aqui. “Mas a previsão é que seja para março ou abril seu lançamento. Será fabricado na mesma plataforma de Sorocaba e a gente está esperando alguma novidade. Mas o que eu posso adiantar é que vai chegar nas mesmas versões do Corolla normal, híbrido ou a combustão. Mas nada de certeza quando sua chegada”, ressalta.
Debaixo do capô
Para se ter uma ideia, na Tailândia, o motor base é o 1.8 a gasolina de 140 cv e 17,8 mkgf. A tração é dianteira e o câmbio é automático CVT. Aqui, no sedan, ele foi aposentado pelo 2.0 flexível de até 177 cv Dynamic Force.
A opção híbrida é a mesma utilizada no Brasil pelo Corolla. Um motor 1.8 de ciclo Atkinson que rende 98 cv e 14,5 mkgf e o conjunto elétrico com 72 cv e 16,6 mkgf. No Corolla híbrido nacional são especificados dois motores elétricos, enquanto que a Toyota divulga um apenas para o SUV Corolla Cross. Além disso, aqui, há a tecnologia híbrida que aumenta a potência do 1.8 de 98 cv 101 cv.
O estilo da suspensão foi mantido no padrão independente McPherson na dianteira, mas com barra de torção na traseira. O sedã Corolla tem conjunto independente também na traseira. O Corolla Cross traz disco nas quatro rodas e pode ser equipado com rodas de 17″ ou 18″.
Bom, se a estratégia é esperar, a curiosidade só aumenta a cada dia e mês. Com certeza, será um dos SUV mais vendidos no mercado brasileiro. Mas como ninguém sabe da pergunta de um milhão, o jeito é esperar!!