Renault faz duas décadas de Brasil e promete investir mais
Por Admin - Em 27/12/2018 às 7:31 AM
De repente, 20 anos! Duas décadas que a fábrica da montadora francesa foi instalada em São José dos Pinhais, no Paraná. No próprio chão da companhia, em comemoração, o presidente da Renault, Luiz Fernando Pedrucci, antecipou os grandes desafios que a Renault enfrentará nos próximos dez anos, período em que, segundo ele, o setor automobilístico vai apresentar uma evolução maior do que a registrada nos últimos cinquenta anos.
“Teremos um grande desafio em termos de investimentos, para isso contamos com o poder da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que é a maior fabricante mundial e terá uma escala de produção que permitirá enfrentar esses investimentos”, disse.
Meta ambiciosa
A Renault deve fechar este ano superando a meta de 8% do mercado interno: a expectativa é chegar a 8,7%. A nova ambição da empresa é atingir 10% de participação até 2022. Para isso, o objetivo é continuar a crescer o dobro do mercado, como está acontecendo este ano: enquanto as vendas totais vão crescer 14%, a Renault vai evoluir 28%. O presidente da empresa prevê um crescimento constante do mercado nos próximos anos, mas em índices mais modestos, em torno de 10%; assim, a Renault deverá aumentar a participação a cada ano, chegando aos 10% nos próximos quatro anos.
Para crescer acima dos concorrentes, a Renault terá que investir em novos produtos e eles já estão planejados, embora Pedrucci garanta que não chegam antes de 2020. São eles, uma picape média, a Alaskan, que está em estudo em São José dos Pinhais, e um utilitário esportivo médio, acima do Captur, o Arkana, que foi apresentado numa exposição internacional este ano e fica no segmento do Compass e do Equinox. A empresa promete também investir no setor de utilitários, onde o Master tem grande destaque.