RECUPERAÇÃO DO SETOR
Gol triplica o número de embarques no terceiro trimestre, frente ao segundo
Por Marcelo - Em 04/11/2020 às 11:06 AM
A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (4), o resultado consolidado do terceiro trimestre deste 2020, triplicando o número de passageiros embarcados em relação ao 2T20 e registrando R$ 2,2 bilhões em liquidez, graças a um programa de ajustamento severo em suas operações.
Na comparação com o 3T19 os resultados foram muito abaixo, devido aos efeitos da pandemia de Covid-19, com retração de 73% no volume de clientes transportados. O Ebitda ajustado e o Ebit ajustado foram de R$ 284 milhões e de R$ 114 milhões, respectivamente, fruto de um gerenciamento racional e responsável da oferta em relação à demanda.
“Os resultados promissores do terceiro trimestre refletem o retorno dos passageiros aos céus no Brasil e a nossa confiança nos diferenciais competitivos da Gol”, disse Paulo Kakinoff, diretor-Presidente da companhia. “O número de clientes voando conosco no terceiro trimestre triplicou em comparação ao 2T20, o que é uma recuperação notável considerando o ambiente desafiador de mercado”, salientou.
E destacou que a empresa prontamente atendeu a essa demanda por meio de seu modelo de gestão de frota altamente flexível, ao mesmo tempo em que manteve taxas de ocupação de aproximadamente 80% nos voos realizados em território nacional.
Isso comprova a sustentabilidade do modelo Gol de baixo custo com frota de um único tipo de aeronave, aliado aos esforços de nossa equipe de gestão, desde o início da crise, em preservar o caixa e proteger nosso balanço patrimonial. Acreditamos que a companhia está, agora, em uma posição de mercado vantajosa, à medida em que a demanda por viagens deve se acelerar continuamente em 2020 e 2021”, lembrou.
De março a setembro, a companhia aérea realizou uma série de ajustes necessários para atravessar este período de redução de demanda, devido à pandemia, priorizando sempre o equilíbrio entre as entradas e saídas de seu fluxo de caixa operacional.
Desde o início desse período desafiador, a Gol tem trabalhado com todos os seus stakeholders para garantir que a companhia mantenha uma liquidez adequada. Reequilibrou seu cronograma de amortização de dívidas, focou na manutenção dos empregos e fortaleceu a relação comercial com seus principais parceiros de negócios.
Tudo para garantir a manutenção dos serviços de forma a atender às necessidades do mercado. “Temos sido diligentes com a gestão das operações e da saúde financeira da Gol durante esta crise, e agradecemos aos nossos stakeholders pelo comprometimento e pelo apoio contínuo”, completou Paulo Kakinoff.