UNIFICAÇÃO E SIMPLIFICAÇÃO

Eduardo Diogo destaca o Super.br, que deverá agilizar o trâmite de processos do Governo Federal, estados e municípios

Por Marcelo - Em 30/11/2020 às 2:31 PM

O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, destacou que a entidade e instituições parcerias estão trabalhando fortemente no sentido de promover o Super Brasil, projeto iniciado em 2019 por um grupo de diretores do Sistema Sebrae, no âmbito das Plenárias DAF, para automatizar o trâmite físico de todos os processos e documentos.

“Deliberação essa que é fundamental para entregar o Sebrae que o Brasil precisa. Procuramos a Presidência da República, por meio do secretário Especial de Modernização do Estado, José Ricardo Veiga, e na sequência foram adicionados os aliados estratégicos e imprescindíveis desta iniciativa: o Ministério da Economia, a Advocacia Geral da União e o Arquivo Nacional”, disse.

Eduardo Diogo e Jorge Oliveira, ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República                          Foto: Divulgação 

A partir de então, foi desenvolvido o melhor Sistema de Tramitação de Documentos Virtual, que se transformou no Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede (Super.br), que unificará todos os sistemas utilizados pela União, como o Comprasnet, Sapiens, Sei, Próton Digital, Sink, para assegurar mais eficiência, segurança, rastreabilidade, monitoramento de produtividade e possibilidade de expansão.

“O Super.br alimentará o Projeto Codex, que unificará o conjunto de normas e legislação do Governo Federal, promovendo mais acessibilidade para o cidadão, nas busca de obter informações. Além do Sebrae ser parceiro de primeira hora desta iniciativa, participou da geração do Mínimo Produto Viável (MVP) e, em novembro deste ano foi iniciado o internato na AGU, para absorver o conhecimento dos sistema, que será finalizado em março de 2021”, destacou o diretor do Sebrae Nacional.

Ele ressaltou, ainda, que o programa foi lançado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos ministros Jorge Oliveira, Paulo Guedes, Braga Neto, Luís Eduardo Ramos e o titular da AGU, José Levy do Amaral. “Ao final, caberá ao Sistema Sebrae levar aos estados e municípios que queiram realizar a transformação digital em seus processos administrativos, o que ocorrerá também dentro do Sebrae em Rede”.

“Todos que fazemos o sistema acreditamos que iniciativas como essa são evidências da entrega do Sebrae que o Brasil precisa, ou seja, atuamos via os nossos 16 milhões de público alvo, os heróis e heroínas que empreendem nas paragens nacionais e que faturam até R$ 4,8 milhões por ano. Mas atuamos para os 210 milhões de brasileiros, o que é uma grande honra e uma grande alegria”, completou Eduardo Diogo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business