UNIVERSALIZAÇÃO
Tasso afirma que falta de saneamento atrapalha o aprendizado das crianças
Por Marcelo - Em 01/12/2020 às 11:24 AM
O senador Tasso Jereissati ressaltou a importância da universalização dos serviços de saneamento básico para o desenvolvimento do País, especialmente quando o fornecimento de água tratada e coleta de esgoto não chega a uma parte das unidades educacionais brasileiras.
Ele tomou como base uma reportagem realizada pela CNN Brasil, revelando que 28% das crianças matriculadas na pré-escola não dispõem desses serviços nas escolas e creches. Com isso, ficam expostas a uma série de doenças, especialmente gastrointestinais, que provocam seu afastamento da sala de aula e prejudicam o aprendizado.
Segundo um estudo de pesquisadores do Marco Legal da Primeira Infância, na região Norte 75% das crianças da pré-escola não têm acesso ao saneamento básico, no Nordeste são 42%, no Centro-Oeste 39%, no Sul este índice chega a 24% e o Sudeste tem a melhor situação, com 6% delas não tendo acesso a água tratada e esgotamento sanitário em suas casas.
“A falta de saneamento nas escolas causa um forte impacto negativo na educação das nossas crianças, como bem aponta reportagem da CNN Brasil. A universalização dos serviços de água e esgoto é fundamental para o desenvolvimento do nosso País”, afirmou Tasso Jereissati.