INTERCONEXÃO TRANSATLÂNTICA

Fortaleza recebe nesta terça-feira novo cabo de fibra óptica conectando com a Europa, após investimento de R$ 1 bilhão

Por Marcelo - Em 31/05/2021 às 6:08 PM

A capital cearense dá mais um importante passo, nesta terça-feira (1), no sentido de consolidar o seu Hub de Telecomunicações, como tem destacado o governador Camilo Santana, após a confirmação pelo Grupo EllaLink que seu novo cabo submarino de fibra óptica, conectando Fortaleza à cidade de Sines,  em Portugal, entrará em operação amanhã. Com mais de 6 mil quilômetros de extensão, passará também pela Guiana Francesa, Cabo Verde, Ilha da Madeira e chegará a outras cidades da Europa.

Cabo da Ellalink terá dois ramais na América do Sul e dois na Europa           Foto: Divulgação

Apesar de ser um município pequeno, com pouco mais de 12.200 habitantes, possui o maior PIB per capita dentre todos os concelhos portugueses. O custo para a instalação do cabo é de R$ 1 bilhão e segundo estimativa da companhia, terá tráfego de dados a 72 Terabytes por segundo (Tbps) e latência de 60 milissegundos.

Daquela cidade portuguesa o novo cabo terá ramais para Lisboa, Madri e Marselha, importantes cidades europeias, proporcionando a interconexão rápida de informações entre elas. Já de Fortaleza estão previstos mais dois ramais, sendo um com destino a São Paulo e outro conectando a Guiana Francesa, já batizado de Guyana Link.

Infraestrutura

Outra gigante do setor de telecom com grandes investimentos em infraestrutura no Ceará é a Angola Cables, que possui três sistemas submarinos que circulam o Atlântico: o WACS – West African Cable System, conectando países da costa africana a europeus; SACS – South Atlantic Cable System, que faz a conexão entre a América Latina e a África, via Fortaleza, além do Monet, responsável pela rota São Paulo, Fortaleza e Miami, com ramal até o Uruguai.

Além disso, a Angola Cables instalou na capital cearense um data center de alta capacidade de armazenamento de dados, o Angonap, situado na Praia do Futuro, com 3.000m², dentro de uma área de 9.000m², o que possibilitará quatro expansões para atender à demanda.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business