SISTEMATIZAÇÃO DE AÇÕES
Roberto Cláudio comanda última reunião de secretariado com a presença de Sarto
Por Marcelo - Em 11/12/2020 às 6:52 PM
O prefeito Roberto Cláudio iniciou a última Reunião do Secretariado de sua gestão, realizada no Hotel Gran Mareiro, tendo como pauta principal a sistematização de ações e novos projetos para Fortaleza. Além da avaliação do Plano de Governo, foi debatido o legado da gestão e o prognóstico para diversas áreas da administração pública, contando com a presença do prefeito eleito, José Sarto.
“Em 2021, José Sarto tomará posse com sua equipe e fará história pela disposição, pelo preparo e pelo equilíbrio. Por isso, neste momento, é preciso discutir o presente e o futuro da cidade. Temos uma comissão de transição para alinhar informações específicas e permaneceremos dialogando sobre o que está em andamento, prazos, financiamentos e melhorias a serem executadas”, afirmou Roberto Cláudio.
Apesar dos impactos gerados pela pandemia de Covid-19, a boa saúde fiscal do município garantirá à próxima gestão cerca de R$ 1 bilhão em caixa. “Esses recursos serão destinados a obras em andamento, com margem para novas ações”, apontou o atual gestor municipal.
Ele acrescentou ainda que, pela primeira vez em duas décadas, Fortaleza conseguiu, em 2018 e em 2019, passar dois anos em superávit primário. “Isso significa que o município acumulou poupança. Depois de pagar todas as despesas e fazer todos os investimentos, quando fechamos a contabilidade ficamos com dinheiro em caixa”, comemorou Roberto Cláudio.
José Sarto reiterou o compromisso da futura gestão com o desenvolvimento da Capital. “Por meio do diálogo, iremos executar um projeto de união, construção, responsabilidade e tolerância para consolidar as conquistas brilhantes alcançadas pela equipe do Roberto Cláudio. Indicadores em muitas áreas de governo rendem a Fortaleza o reconhecimento nacional e internacional pela gestão exemplar”, garantiu.
Nesse contexto, o futuro prefeito enfatizou o empenho neste período de transição. “Vivemos os 30 dias que antecedem o início da nova gestão. É um curto período. Por isso, estamos focados em aprofundar os conhecimentos sobre a realidade da cidade e enfrentar os desafios impostos pela pandemia, a exemplo da retomada econômica, do plano de vacinação e do retorno das aulas presenciais”, acrescentou Sarto.
A secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, destacou o expressivo volume de obras executadas e em execução. “Na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, 184 obras foram entregues. Na segunda, são 317. Ou seja, mais de 500 obras distribuídas em todas as áreas da cidade”, enumerou.
Ela acrescentou que 264 outras intervenções seguirão em andamento.Para o primeiro semestre de 2021, estão previstas novas Escolas de Tempo Integral, creches, Escolas Areninhas, Cuca do Pici, dez Células de Proteção Comunitária e muitas outras intervenções urbanas.
As obras do Proinfra continuarão a urbanizar, drenar e pavimentar vias em áreas vulneráveis da Capital. Segundo o secretário de Governo de Fortaleza, Samuel Dias, a atual gestão consolida, ao final de 2020, um cenário de transformações intersetoriais.
“A nossa gestão chegou a lugares historicamente esquecidos. Tivemos a honra de coordenar o programa Mais Ação, por meio do maior investimento da história da cidade, em defesa de quem mais precisa. O resultado será uma Fortaleza cada vez melhor”, disse.