Espetáculo no céu
A estrela que guiou os Três Reis Magos poderá ser vista novamente hoje
Por Gabriela - Em 21/12/2020 às 2:47 PM
Em um ano tão sombrio, o céu nos presenteia com a estrela guia! O fenômeno raro de alinhamento de planetas é conhecido como Grande Conjunção e, este ano, foi carinhosamente apelidada de Estrela de Belém, por acontecer na época do Natal.
Na noite desta segunda-feira (21), Júpiter e Saturno se alinharão de maneira que parecerão um único corpo celeste. O brilho dos planetas unidos será um verdadeiro espetáculo visível a olho nu na maior parte do mundo, com o céu limpo, cerca de uma hora após o pôr do sol.
Júpiter e Saturno se cruzam de maneira regularmente a cada 20 anos aproximadamente — mas normalmente mais distantes, e por isso, não sendo tão visível. De acordo com especialistas, em maio de 2000, houve a conjunção, mas os planetas estavam muito próximos do Sol para serem visíveis no momento do encontro.
Segundo a Nasa, já se passaram quase 400 anos desde que os planetas estiveram tão próximos uns dos outros no céu, foi em 1623, ainda na Idade Média. Mas durante a noite, já fazem quase 800 anos desde que o alinhamento de Saturno e Júpiter ocorreu tal como acontecerá este ano, permitindo que ao redor do mundo as pessoas se maravilhem.
Dicas divulgadas pela Nasa, para aqueles que querem acompanhar o fenômeno, veja:
– Encontre um local com uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter e Saturno são brilhantes, portanto podem ser vistos até mesmo de cidades iluminadas, mas quanto mais escuro e limpo estiver o céu, mas espetacular será a vista;
– Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do oeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno ficará um pouco mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter. No ápice Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu, parecendo serem um só.
– Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.
– Atenção ao horário, só será possível acompanhar o fenômeno até cerca de 20h, quando o céu escurecerá totalmente. Em Brasília, será preciso torcer para um céu limpo de nuvens, uma vez que a previsão é de noite de nebulosidade intensa.