Construção civil é fator de desenvolvimento, dizem políticos
Por Admin - Em 06/09/2019 às 3:11 PM
A abertura da 4ª edição do Seminário Jurídico promovido pelos Sinduscon-CE e CBIC, que teve como tema principal “A importância do Judiciário na solução da insegurança jurídica no Brasil”, contou com a participação de grandes nomes da política cearense. Eles foram recepcionados pelos presidentes da FIEC, Beto Studart, e do Sinduscon, André Montenegro.
O primeiro a falar, na sede da FIEC, foi o prefeito Roberto Cláudio, que destacou a importância da construção civil em Fortaleza, pois representa uma geração de renda e postos de trabalho, impactando diretamente na economia da cidade.
Lembrou o diálogo entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e o setor. “Tivemos alguns avanços importantes, como a plataforma Fortaleza Online, que foi reconhecida nacionalmente, e tem o intuito de reduzir o fluxo de processos, simplificar a relação entre governo e empreendedor. E dar agilidade e reduzir custos nos processos de licenciamento”, disse.
Lembrou, ainda, do avanço iniciado quando Cid Gomes era governador e Camilo Santana secretário das Cidades, garantindo aportes de contrapartida para o MCMV. “Isso garantiu que mais de 30 mil unidades fossem entregues na Faixa 1, em nossa capital. E a saúde fiscal de Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, garantam os mais altos índices de investimentos públicos, gerando mais a economia da construção civil”, destacou Roberto Cláudio.
Já o senador Cid Gomes, por sua vez, afirmou ter uma solução para o problema da insegurança jurídica no Brasil. “Tenho uma sugestão prática e objetiva, que é a gente demandar menos o Judiciário. Pra quê o Governo do Ceará fazer um contrato com uma construtora e, já no contrato não acertam que qualquer problema seja resolvido com a Câmara de Mediação, deixando para o Judiciário as questões difusas”, afirmou, sendo muito aplaudido pelos presentes.
O governador Camilo Santana lembrou que a insegurança jurídica é um tema limitador para investimentos privados no Brasil e, dentro da necessidade de buscar parcerias privadas, principalmente em investimentos externos, isso é muito sentido.
“Essa busca de parcerias sempre há esse limitador da insegurança jurídica, que precisa ser solucionada, poios o Brasil precisa retomar seu crescimento, gerar oportunidades de trabalho e a construção civil é uma das grandes responsáveis pelo emprego no País”, ressaltou.
O Ceará, hoje, é o segundo maior, nominalmente, por investimento público do Brasil, atrás apenas de São Paulo. “Isso é importante para dinamizar a economia do Estado e da construção civil, para atrair novos investidores, principalmente internacionais”, completou Camilo Santana.
Roberto Cláudio, André Montenegro, Luiz Fux, Camilo Santana e Beto Studart, na abertura
Foto: Balada IN