De roupa nova e até com motor elétrico, o Classe C, da Mercedes-Benz, vem para te conquistar
Por Admin - Em 11/10/2018 às 4:18 PM
Em São Paulo, convidado pela Mercedes-Benz, o Road In foi conferir de perto as mudanças da linha Classe C, a linha mais vendida no mundo pela marca. De cara, pelas rodovias paulistas, sentiu o novo motor do carro e repassa para você impressões que o Classe C deixou.
Vamos ser curtos: o sedã médio passou por uma renovação discreta em suas linhas, recebendo novos faróis de LED, mais equipamentos e uma versão inédita, a C 200 EQ Boost, que utiliza um sistema híbrido leve. Os preços vão de R$ 187.900, cobrados pelo C 180 Avantgarde, até R$ 259.900, valor do C 300 Sport. O sedã com as novas versões estará só em novembro em suas autorizadas e a Newsedan, em Fortaleza, já prepara para recebê-lo.
O prodígio alemão
Na versão C 180, a que mais vende, o Classe C segue com o motor 1.6 turbo de 156 cv a 5.300 rpm e 25,5 kgfm a 1.200 rpm, em conjunto com o câmbio automático de 9 marchas. Já na top da linha está o C 300 Sport, agora com um 2.0 turbo atualizado, gerando 258 cv a 5.800 rpm e 37,7 kgfm de torque a 1.800 rpm.
Politicamente correto
Sem dúvida, a sensação ficou por conta do C 200 EQ Boost, que adota um sistema híbrido-leve de 48V. O motor 1.5 turbo gera 183 cv a 5.800 rpm e 28,5 kgfm a 3.000 rpm e pode receber mais 14 cv e 16,3 kgfm vindos do motor elétrico. Essa configuração é suficiente para fazer o sedã sair da inércia e chegar aos 100 km/h em 7,7 segundos e atingir os 239 km/h de velocidade máxima.
Um fato curioso é que a bateria é recarregada pelo mesmo motor, que funciona como um alternador durante as frenagens. Ainda traz o sistema de roda livre, deixando o motor à combustão totalmente desligado em velocidade de cruzeiro, usando a força elétrica para manter o movimento por um tempo, reduzindo o consumo.
Andando com ele na estrada
A primeira impressão do motor 1.5 turbo da Mercedes-Benz do C 200 EQ Boost foi que as respostas são bem satisfatórias. A energia entregue pela unidade elétrica permite que as respostas em baixas rotações sejam competentes. Traduzindo: ladeiras bastantes íngremes viram retas para esta versão. Outro ponto percebido é que a caixa automática de nove velocidades (9G-Tronic) pauta-se pela suavidade nas passagens entre relações, ajudando a tirar partido do conjunto motriz. O carro ficou melhor em retomadas.
Ah, ao escolher o modo Sport do Dynamic Select, o diálogo entre motor e caixa torna-se mais desportiva e contundente, soltando assim de maneira mais enérgica os 184 CV (mais os 14 CV). Por dentro, o modelo é pautado, sobretudo, pelo conforto que oferece aos ocupantes, com amortecimento requintado e suave. Os materiais ao redor estão num patamar de qualidade muito elevado.
Confira a seguir os preços e itens de cada versão:
C 180 Avantgarde – R$187.900,00• Novo para-choques dianteiro• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios• Faróis full LED com novo design interno• Novo design das lanternas traseiras• Console central com acabamento black piano• Novo volante com comandos sensíveis ao toque• Nova tecla Keyless-start• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)• Assistente de frenagem ativo
C 180 Exclusive – R$188.900,00• Novo para-choques dianteiro• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios• Faróis full LED com novo design interno• Painel superior e portas com acabamento ARTICO• Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos• Novo volante com controles sensíveis ao toque• Nova tecla Keyless-start• Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)• Assistente de frenagem ativo
C 200 EQ Boost – R$228.900,00• Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos• Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm• Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração• Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado• Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas• Tela central com 10,2 polegadas
C 300 Sport – R$259.900,00• Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)• Grade frontal diamante cromada• Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto• Console central com acabamento black piano• Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque• Kit visual AMG• Console central em madeira preta com poros abertos