COMBATE À PANDEMIA

Camilo anuncia suspensão das atividades econômicas a partir das 20 horas e prorroga estado de calamidade pública por mais seis meses

Por Marcelo - Em 02/02/2021 às 7:46 PM

O governador Camilo Santana anunciou, no início da noite desta terça-feira (3), que os estabelecimentos comerciais não essenciais, como bares, restaurantes, shopping centers e lojas em geral deverão encerrar suas atividades às 20 horas, já a partir de amanhã. A reabertura desses negócios só poderá ocorrer às seis horas do dia seguinte.

Junto com o prefeito de Fortaleza, José Sarto, e o secretário da Saúde, Dr. Cabeto, Camilo justificou que o aumento expressivo do número de casos de Covid-19 em todo o Ceará e, principalmente em Fortaleza. “Os números mostraram que nas últimas semanas tem havido um grande aumento do número de casos no Ceará e, principalmente, em Fortaleza. E aumentou significativamente, principalmente nos últimos dias, a demanda por assistência à saúde, procura por postos de saúde, UPAs, hospitais, não só no sistema público, mas também no privado”, explicou.

José Sarto, Camilo Santana e Dr. Cabeto anunciaram as decisões de enfrentamento à Covid-19                          Foto: Divulgação

Ele lembrou que a vacinação foi iniciada, que é uma esperança para todos, mas ainda não há um calendário completo, uma previsão para que haja uma vacinação em massa da população, pois não há uma perspectiva de quando haverá um número suficiente de vacinas para todos os cearenses.

“Estou encaminhando para a Assembleia Legislativa, ainda hoje, a prorrogação do estado de calamidade pública por mais seis meses, devido à nova onda no Brasil e no mundo. E há uma nova cepa que é mais agressiva, que contamina mais forte e traz sintomas mais graves, inclusive pessoas mais jovens”, salientou Camilo.

Outra decisão tomada pelo comitê é a suspensão das atividades econômicas até às 20 horas, por duas semanas, com exceção dos serviços essenciais como supermercados, farmácias. “Shoppings, restaurantes e outras atividades só poderão funcionar em sistema de delivery, depois desse horário. E no final de semana os restaurantes só poderão funcionar até as 15 horas”, afirmou.

Ele disse que esta decisão ocorreu porque o aumento de casos tem sido provocado por festas e aglomerações. “A pandemia não acabou. É importante que cada um de nós possa dar a sua contribuição. Só podemos sair dessa, juntos, se todos colaborarem. O grande objetivo é evitar atividades lúdicas, festas, aglomerações, para que a gente possa ter tempo de vacinar a população, salvar vidas e dar uma parada no crescimento dos casos”, destacou Camilo Santana.

O chefe do Poder Executivo estadual também lembrou que não será feriado no Carnaval, nem no setor público, nem no privado, com o objetivo de evitar aglomerações e festas em todo o Estado. O decreto governamental com essas determinações referente aos período carnavalesco será editado na próxima sexta-feira.

“Outra decisão importante foi a ampliação do Sistema de Saúde, as equipes médicas, para que a gente tenha capacidade de atender a toda a população do Ceará. Estamos solicitando ao Governo Federal um controle do fluxo de passageiros no aeroporto da capital cearense. Queremos exigir o exame negativo para que as pessoas que chegam a Fortaleza não tragam esse vírus de outros estados ou lugares”, completou Camilo Santana.

Assista ao vídeo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/576340697102788/

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder