REDUZIR IMPACTOS NO COMÉRCIO
Assis Cavalcante solicita a transferência de feriados para o segundo semestre
Por Marcelo - Em 03/02/2021 às 4:48 PM
O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, já manteve contato com o governador Camilo Santana, com o objetivo de transferir alguns feriados que acontecerão nos próximos meses, para o segundo semestre. O objetivo principal é reduzir os impactos causados pelas limitações de horário de funcionamento do comércio, em decorrência do aumento da disseminação do novo coronavírus no Estado.
Os feriados do Dia de São José, da Carta Magna do Ceará, e a própria Semana Santa, na sua opinião, deveriam ser transferidos para o segundo semestre deste ano, em datas a serem definidas posteriormente pelo governador e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, por impactar na movimentação na Capital cearense.
Com relação ao Carnaval, que o Governo do Ceará está afirmando que vai suspender o ponto facultativo, em relação aos servidores públicos, bem como feriado, no que se refere à iniciativa privada, disse que é mais complicado. Mas ainda haverá uma discussão entre os sindicatos patronal e laboral.
“É que a norma trabalhista vem da CLT, que é federal. E ela estabelece que é proibido ao comércio funcionar no período do Carnaval. Nossa sugestão é que esse feriado também seja transferido para o segundo semestre. Mas se não houver essa transferência ou um acordo entre os sindicatos, estamos proibidos de funcionar”, explicou o dirigente.
E lembrou que os empresários e lojistas tenham cuidado com seus colaboradores e clientes. “Que adotem as medidas preventivas – máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações. E precisamos que o comércio abra no horário normal, às 9 horas. O grande remédio para tudo isso é a vacina, que precisa chegar logo para imunizar a nossa população”, completou Assis Cavalcante.