Camilo Santana acompanha bombeamento das águas do São Francisco para o Ceará
Por Admin - Em 30/08/2019 às 6:05 PM
O governador Camilo Santana participou, junto como ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e outras autoridades dos testes de bombeamento da terceira estação elevatória do Eixo Norte da Transposição das Águas do Rio São Francisco, situada na cidade de Salgueiro.
Este último trecho é que fará com que o recurso hídrico chegue ao Ceará, que tem enfrentado diversos problemas devido à baixa taxa pluviométrica dos últimos anos, que afetou fortemente os perímetros irrigados e o volume acumulado no Açude Castanhão.
Durante os testes, o ministro afirmou que até o fim do primeiro trimestre de 2020 a tão esperada água do Velho Chico chega à cidade cearense de Jati. A EBI-3 é a maior estação elevatória dos eixos Norte e Leste do Projeto São Francisco.
“O Castanhão, que é a maior barragem do Estado tem, hoje, pouco mais de 4% do seu volume de água. Para nós é uma alegria ver a água começar a ser bombeada com destino ao nosso Ceará”, disse o governador.
A partir de agora, a água será bombeada normalmente até Jati, ponto de captação para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), empreendimento que abastecerá a Região Metropolitana de Fortaleza.
“Com o enchimento da barragem de Jati, entra no Cinturão das Águas que já tem seu eixo principal pronto. Faltam apenas algumas ações de drenagem ao longo do canal, mas as águas chegando poderão ser liberadas por esse primeiro trecho”, afirmou Camilo.
Ele ressaltou, que a chegada das águas servirá para o abastecimento humano e o desenvolvimento agropecuário. “Os perímetros irrigados do Ceará sofreram muito devido à indisponibilidade do Castanhão. Portanto, será importante para expandir novas fronteiras agrícolas, estimular a agropecuária, gerar oportunidade de emprego e renda para as pessoas, ao longo deste canal”, completou Camilo Santana.
O ministro Gustavo Canuto afirmou que o Ceará será o maior beneficiado com essas águas. “O presidente Jair Bolsonaro tem investido, apesar das dificuldades, e agora as águas vão chegar até Jati, e de lá seguir para o Cinturão das Águas, depois o Castanhão e toda a RMF”, disse.
O deputado federal Heitor Freire comemorou o marco histórico: “O ministro Canuto assumiu esse compromisso com o nosso mandato e hoje estamos aqui, acionando as bombas que levarão as águas do São Francisco para o nosso Ceará. Não posso deixar de agradecer também ao Exército Brasileiro, que décadas atrás deu início a esse sonho que hoje estamos tornando realidade”, lembrou.
E que o Governo Federal fez a parte dele, bombeando a água até Jati. “A partir de agora é com o Governo do Estado. Vamos continuar com os repasses e fiscalizar para que o mais rápido possível essa água esteja no Cinturão das Águas para beneficiar todo o povo cearense”, ressaltou.
Camilo Santana ressaltou a importância da chegada das águas do São Francisco para o Ceará