U.S. GREEN BUILDING COUNCIL
Beto Studart celebra a certificação internacional recebida pelo BS Design
Por Marcelo - Em 05/02/2021 às 12:06 PM
O empresário Beto Studart, CEO da BSPAR Participações, está comemorando o anúncio divulgado nesta quinta-feira (4), da certificação Leed Gold concedida para o seu edifício comercial BS Design (Core&Shell v3). Com isso, o ícone da engenharia e da arquitetura cearenses torna-se o primeiro edifício do Ceará a receber este reconhecimento internacional.
Emitida pelo U.S. Green Building Council, a certificação atesta que todo o empreendimento obedece às rígidas normas de aproveitamento de material, economia e sustentabilidade em suas áreas comuns, sistema de ar condicionado, estrutura principal, como elevadores, fachadas, entre outros itens.
A Certificação Leed Gold representa um reconhecimento pelo cuidado com que cada etapa do seu planejamento e construção foi realizada. Além disso, premia a eficiência que o empreendimento obtém com a implantação de recursos que trazem ainda mais segurança, facilidade e garantia de disponibilidade de equipamentos.
Nesse sentido, a operação de um empreendimento com tais características ultrapassa o mero processo cotidiano de verificação de registros abertos e luzes acesas, atendimentos de solicitações de usuários e resolução de questões eventuais.
Neste tipo de operação evoluiu-se para um sistema de gerenciamento predial que permite o monitoramento e o controle das variáveis técnicas do empreendimento. A chegada de informações com rapidez e precisão fornece ao gestor ferramentas seguras para avaliação, elaboração de estratégias e a possibilidade de rápida tomada de decisões. Sempre objetivando a máxima performance do empreendimento, aliada aos menores custos operacionais.
Esta certificação representa, também, um marco para o setor imobiliário cearense, uma vez que é o primeiro edifício Leed Gold certificado nos termos Core&Shell v.3 do Ceará. Isso significa que toda a parte envoltória e as áreas comuns do edifício são certificadas pelo U.S. Green Building Council.
Desde 2014, na concepção do projeto BS Design, foram feitas adequações para receber o modelo específico de eficiência em construção e projeto. De 2015 a 2020 foram elaboradas ações de construção e projeto para aplicação das diretrizes da certificação LEED. Desde o canteiro de obra, que devia permanecer sempre limpo e sem prejudicar a vizinhança, sendo aplicados planos de redução de poluição do solo, da água e do ar.
O uso eficiente da água, por meio de um paisagismo adaptado ao clima cearense, proporciona redução do gasto de água potável para irrigação. Eficiência energética, adotando motores e bombas de alto desempenho, controle e medição de energia; coletas seletivas em todos os pavimentos do BS Design, uso de materiais reciclados e regionais em sua construção são outros diferenciais.
A alta qualidade do ambiente interno, por meio de um plano de qualidade do ar no período de construção e um design interno que propicia uma vista para o ambiente externo. Inovação e design com 100% uso de lâmpadas de LED e demais ações que fazem do BS Design um prédio de vanguarda em inteligência, segurança e alto desempenho tecnológico, também foram decisivas para a certificação.
De acordo com o diretor de Incorporações da BSPAR, Fábio Albuquerque, o Leed Green é uma certificação internacional voltada para a sustentabilidade, não só na questão de ser verde, mas em toda a sua operação, boas práticas desde a obra, até na manutenção ao longo do tempo. “Ele começa com a Basic, depois vem a Green, a Silver, a Gold e a Platinum, que é a mais elevada do mundo. O BS Design trouxe para nós a certificação Gold e foi um grande desafio, desde o início da obra. Já havíamos recebido as outras certificações e, agora, obtivemos a Gold, sendo um dos poucos do Brasil, o primeiro do Ceará e o terceiro do Norte e Nordeste”, salientou..
A BSPAR Incorporações tem uma equipe voltada especificamente para estas questões, e ficam muitos aprendizados tanto na forma de fazer a obra como nos equipamentos entregues. “Além de colocar o Ceará como Estado que tem um prédio no patamar de grandes obras de nível internacional, monumental em tamanho, o que dificulta a certificação. Mas o BS Design obteve essa grande conquista, colocando o Ceará num patamar superior da construção civil mundial. E quem aproveita mais isso são nossos clientes, que por ser um prédio certificado, são eles que aproveitarão esses benefícios de economia, operação e manutenção, durante décadas. E credencia o BS Design a receber grandes empresas do Brasil e exterior”, explicou Fábio Albuquerque.