DESENVOLVIMENTO DO ESTADO
Construção civil é a vice-líder na geração de empregos formais em 2020, diz FIEC
Por Marcelo - Em 09/02/2021 às 6:25 PM
A construção civil continua sendo uma das maiores propulsoras do desenvolvimento econômico e da geração de empregos no Estado, segundo um levantamento realizado pela FIEC, com base no Caged. Dos 18,5 mil empregos com carteira assinada gerados no Ceará em 2020, 5.997 foram registrados na construção civil.
É o que apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, que mostra o setor como vice-líder de geração de vagas no Estado. Com isso, contribui diretamente para o cenário de recuperação das vagas formais perdidas no período de maior expansão da pandemia.
O mercado imobiliário cearense registrou, somente em dezembro do ano passado, o financiamento de 1.317 imóveis no Estado, totalizando R$ 413,8 milhões em operações de crédito imobiliário com recursos da poupança, de acordo com a Abecip. O resultado representa um novo recorde mensal do Ceará, superando o mês de junho de 2014, quando fechou em R$ 360,9 milhões.
Para o presidente do Sinduscon-CE, Patriolino Dias de Sousa, os cortes na taxa básica de juros e as consequentes reduções dos juros imobiliários foram alguns dos fatores que impulsionaram as vendas deste importante segmento do setor produtivo cearense.
“A Selic a 2%, a debandada das pessoas da renda fixa, que está pagando taxas negativas, o medo da volatilidade da bolsa de valores e também os cinco meses que as pessoas ficaram em casa em isolamento social por conta da pandemia. Tudo isso fez os clientes adquirirem o estoque”, explicou Patriolino.