OXFORD/ASTRAZENECA
Camilo Santana afirma que cerca de 70 mil novas doses de vacinas contra Covid chegarão ao Ceará até esta quarta-feira
Por Marcelo - Em 23/02/2021 às 1:57 PM
O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (23), direto de Brasília, que participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com relação ao cronograma de entrega de vacinas, bem como a habilitação de leitos de UTI e enfermaria no Ceará, para combater a pandemia de Covid-19.
Ressaltou que está prevista para as próximas horas a chegada de um novo lote de vacinas desenvolvidas pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, cerca de 70 mil doses, que até amanhã deverão desembarcar no Ceará e, imediatamente, serão enviadas para todos os 184 municípios cearenses.
“Também há uma previsão, até o final da semana, de termos novas doses da CoronaVac, do Instituto Butantan, pois a única forma que temos de ultrapassar e superar essa pandemia é a vacina, por meio do Plano Nacional de Imunização. Nossa luta é acelerar esse processo para que a gente possa superar esse momento difícil”, explicou.
Disse que é importante lembrar que a única forma de conter a disseminação do vírus é respeitar as medidas preventivas. “É o distanciamento social, não aglomerar, a obrigatoriedade do uso da máscara. É impressionante o que o seu uso pode salvar da contaminação desse vírus, que está mais forte, mais veloz, com maiores riscos”.
E que a população deve cumprir rigorosamente o decreto que está em vigor até domingo. “Há uma preocupação forte nossa com a questão do emprego, mas é muito importante que todos os cearenses tenham o direito de serem cuidados nos hospitais nas UPAs, pois quanto mais cedo a gente diagnosticar o vírus, mais rápido a gente consegue fazer com que as pessoas se curem e busquem a internação”, afirmou Camilo.
O chefe do Poder Executivo asseverou que a reunião foi bastante objetiva, na qual destacou que até a próxima segunda-feira (1) serão implantados mais 131 leitos de UTI em todo o Estado, chegando a um total de 811 leitos, inclusive por meio de parcerias com hospitais no interior cearense.
“Nossa meta é ampliar mais 263 leitos durante o mês de março, perfazendo um total de 1.074 leitos de UTI, mais do que implantamos no ano passado, pois continua crescente a demanda por hospitalização. O ministro garantiu o credenciamento dos leitos, o que é muito importante para esse enfrentamento à Covid”, disse.
Lembrou que nenhum hospital de campanha foi desmontado e serão ampliados, nos próximos dias, com novos leitos. Solicitei, ainda, que o Hospital Walter Cantídio, que é federal, possa atender a pacientes com Covid-19, reforçando a capacidade de atendimento do Estado”, completou Camilo Santana.
Assista ao vídeo:
https://www.facebook.com/camilosantana/videos/761406827820909