CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Vacinação no Ceará já ultrapassa 325 mil pessoas imunizadas contra a Covid-19
Por Marcelo - Em 25/02/2021 às 5:39 PM
Já foram distribuídas para todo o Ceará as 49.200 doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac (desenvolvida entre a Sinovac e o Instituto Butantan), que chegaram a Fortaleza no final da noite desta quarta-feira (24). O governador Camilo Santana aproveitou a ocasião e lembrou da importância do Estado seguir avançando na campanha de vacinação, que já conta com mais de 325 mil cearenses imunizados, sendo que cerca de 60 mil já receberam as duas doses.
“Recebemos mais um lote de vacinas contra a Covid, sendo 49.200 doses da CoronaVac. Pela manhã já havíamos recebido 80.500 doses da Covishield (Universidade de Oxford e AstraZeneca), que estão sendo distribuídas na Capital e aos municípios do interior para acelerar o processo de imunização em todo o Estado, totalizando 129.700 unidades nesta quarta-feira”, afirmou.
Seguindo o planejamento da Secretaria da Saúde, todo o lote recebido na manhã de ontem (80.500 da Covishield) somada à metade do lote dessa noite (24.600 de CoronaVac), totalizando 105.100 doses, será usado para aplicar a primeira dose em pessoas dos grupos prioritários.
As 24.600 doses restantes da Coronavac recebidas ontem serão reservadas para a segunda dose do mesmo grupo. A vacinação prioritária para os profissionais de saúde e idosos com mais de 75 anos prossegue na primeira fase.
Após a chegada das vacinas, o lote imediatamente seguiu para a distribuição aos municípios cearenses para dar continuidade à vacinação. As doses foram levadas via transporte aéreo (aviões e helicópteros), bem como terrestre, para as 22 áreas descentralizadas de saúde e de lá as secretarias municipais de Saúde, responsáveis pela aplicação dos imunizantes, retiram a quantidade reservada para cada município.
O chefe do Executivo estadual lembrou que tem negociado com vários laboratórios a possibilidade de adquirir vacinas. “Enviamos ofício para a Pfizer; assinamos memorando de entendimento com o Instituto Butantan; temos conversado constantemente com a Fiocruz; e feito contato com laboratórios chineses que têm produzido o imunizante. Além disso, por meio do Consórcio Nordeste, estamos em tratativas com o fabricante da vacina Sputnik, da Rússia. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam imunizados”, explicou Camilo Santana.