COMBATE À PADEMIA
Governo do Ceará amplia oferta de leitos de enfermaria e UTI em todo o Estado
Por Marcelo - Em 01/03/2021 às 12:52 PM
Durante uma Live realizada no fim da manhã desta segunda-feira (1), o governador Camilo Santana destacou o trabalho que a Secretaria de Saúde do Estado vem realizando em todo o Ceará, sob o comando do Dr. Cabeto, a fim de ampliar o atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.
“Entregamos agora mais 30 leitos de UTI em Canindé, Tauá e Crato. As unidades de terapia intensiva também atenderão municípios das regiões. Ultrapassamos os 3 mil leitos em todo o estado, entre enfermaria e UTI, e seguimos trabalhando para ampliar cada vez mais. Pela manhã ainda houve a entrega de 12 UTIs Covid no HGF e, mais tarde, serão outras dez UTIs pediátricas Covid-19 no Hospital Sopai.
“Já estamos com 2.287 leitos de enfermaria entregues nas cinco macrorregiões de saúde em todo o Ceará, e a previsão é chegarmos a 2.600 leitos desse tipo agora no mês de março. Atualmente, leitos UTI exclusivos para Covid-19 já são 824 – sendo 771 adultos e 53 pediátricos. Nossa meta é chegar a 1.074 leitos exclusivos de UTI-Covid em todo o Estado, neste mês de março”, afirmou Camilo Santana.
Segundo ele, quanto maior o número de leitos de UTI regionalizados, menor será a pressão sobre o serviços de saúde pública na capital cearense, que está bastante carregada devido ao crescimento do número de casos na sua região metropolitana nas últimas semanas. E que pretende continuar mantendo contatos no Brasil e exterior para tentar obter mais vacinas para o Ceará.
“Amanhã estarei em Brasília, visitando mais um laboratório, pois não vamos medir esforços para receber o maior número de vacinas possível para a maior parte da nossa população. Se Deus quiser, neste fim de semana receberemos um novo lote para dar continuidade à nossa campanha de imunização, neste momento tão desafiador”, asseverou Camilo.
Mais cedo, Camilo criticou o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que vem negando as recomendações dos médicos e pesquisadores. “Lamentável que o presidente da República, além de desrespeitar normas sanitárias o tempo inteiro, leve seu tempo a espalhar informações distorcidas e promover discórdia com governadores, quando deveria tentar unir o País para superarmos, juntos, a gravíssima crise que vivemos”, salientou Camilo Santana.