Prefeitura de Fortaleza implantará trinário no Centro
Por Admin - Em 22/08/2019 às 8:01 PM
Objetivando dar melhor fluidez ao tráfego de veículos, em especial os ônibus urbanos, na região central de Fortaleza, o prefeito Roberto Cláudio apresentou o projeto de implantação do primeiro trinário da capital cearense.
Focada na Avenida Duque de Caxias, além das ruas Meton de Alencar e Clarindo de Queiroz, as intervenções impactarão em três eixos prioritários: transporte público, deslocamento não-motorizado e segurança viária. As obras devem ser concluídas até novembro.
Foram realizados estudos técnicos minuciosos, que devem resultar na redução do tempo de viagem para os usuários do transporte coletivo e a minimização dos índices de congestionamento naquela região da cidade.
Além da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Duque de Caxias, o tráfego geral será reordenado com a implantação de sentido único Leste-Oeste (Aldeota-Centro) e de três faixas de tráfego entre a Rua Nogueira Acioli e a Avenida Padre Ibiapina.
As ruas Clarindo de Queiroz e Meton de Alencar farão o contra-fluxo, escoando o trânsito no sentido Oeste-Leste, beneficiando cerca de 300 mil pessoas, diariamente, uma vez que otimizará a circulação em vias secundárias.
Haverá o reordenamento do tráfego geral, a instalação de infraestrutura cicloviária, requalificação dos pontos de parada e da iluminação pública. Novos semáforos, lixeira subterrânea e recuperação asfáltica compõem as intervenções.
“Mais de 1 milhão de fortalezenses utilizam o transporte público. Apenas pela Duque de Caxias, que passará a operar em sentido único, passam 180 mil pessoas de ônibus por dia. Nosso objetivo é qualificar o serviço, ofertando mais agilidade e conforto nos deslocamentos, e contemplando diversos modais”, afirmou Roberto Cláudio.
Roberto Cláudio afirmou que cerca de 300 mil pessoas serão beneficiadas diariamente
Foto: Divulgação