LIDERANÇA DA MARQUISE
Consórcio Águas de Fortaleza confirmado para a construção e operação da usina de dessalinização na Praia do Futuro
Por Marcelo Cabral - Última Atualização 5 de abril de 2021
O Consórcio Águas de Fortaleza, liderado pela Marquise Infraestrutura, foi oficialmente confirmado como o responsável pelo projeto de construção e operação da usina de dessalinização que será instalada na capital cearense, na região da Praia do Futuro. O empreendimento terá um investimento de R$ 3,2 bilhões durante o prazo de 30 anos e o aporte inicial será de R$ 526 milhões.
O certame estava sendo alvo de questionamentos por parte dos concorrentes. O impasse foi resolvido na tarde desta quarta-feira (31), não cabendo mais recursos administrativos. A usina de dessalinização não só irá diversificar a matriz hídrica da capital cearense, levando água a quem precisa, como será um marco para o Brasil.
“O assunto vinha sendo comentado na imprensa por conta de recursos sem fundamentos apresentados pelos concorrentes, que não prosperaram e o consórcio liderado pela Marquise foi declarado vencedor. Estamos muito felizes com a notícia e prontos para iniciar esse grande projeto”, disse Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura.
Além da Marquise, participam do consórcio vencedor a PB Construções Ltda e a Abengoa Água S/A, sediada na Espanha. A usina de dessalinização captará água do mar a uma distância de 2,5 quilômetros da praia, a uma profundidade de 14 metros. A construção da planta de produção de água potável ocupará uma área de aproximadamente 2,3 hectares.