Jaguar apresenta o superesportivo F-TYPE com novo motor de 300cv
Por Admin - Em 19/07/2018 às 10:28 AM
A Jaguar, marca inglesa de veículos esportivos de luxo, está ampliando suas opções para atender cada vez mais clientes apreciadores de uma condução, digamos, no mínimo, arrojada! É que a linha F-TYPE passa a contar a partir de agora com o novo motor 2.0, turbo, de 300cv de potência. E não para por aí: A versão completa a gama de opções de motores do modelo, que conta também com um motor V6 Supercharged de 380cv e um V8 Supercharged de 575cv, que equipa a versão SVR.
Em Fortaleza, a marca é representada pela Autorizada Extrema, que está de endereço novo, na Avenida Santos Dumont. De acordo com a fabricante, o F-TYPE 2.0 mantém o DNA de condução extremamente esportiva, sendo um cupê de dois lugares com carroceria em alumínio, tração traseira e centro de gravidade extremamente baixo, que garante muita diversão ao volante.
O motor
Para quem gosto de detalhes, o motor de 2.0 litros e quatro cilindros, trabalha em conjunto com o sistema de transmissão Quickshift de 8 velocidades, o veículo é capaz de sair da imobilidade e atingir 100 km/h em apenas 5,7 segundos, além de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima. Para quem tem pressa é uma beleza! O motor Ingenium 300cv não é apenas o motor mais potente de quatro cilindros já oferecido pela Jaguar em um veículo de produção. Ele também gera a mais alta potência específica de qualquer motor da gama F-TYPE: 150cv por litro.
“A introdução do nosso avançado motor de quatro cilindros no F-TYPE criou um veículo com o seu caráter distinto. O desempenho de um motor deste tamanho é notável e é equilibrado com maior eficiência de combustível e acessibilidade, tornando a experiência do F-TYPE mais acessível do que nunca”, diz Ian Hoban, Diretor da Linha de Veículos Jaguar F-TYPE.
Um aliado e tanto
O novo F-TYPE oferece um conjunto de tecnologias projetadas para ajudar e apoiar o motorista e tornar cada viagem mais fácil, segura e agradável. O modelo é o mais recente Jaguar a incluir uma câmera virada para a frente. Trata-se de um sensor de visão de última geração que faz parte dos novos sistemas avançados de assistência ao condutor da marca.
Um dos mais importantes é o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência: se o controlador do sistema determinar que uma colisão com o veículo à frente é iminente, a frenagem total é iniciada automaticamente, ajudando a evitar a colisão ou a mitigar seus efeitos.
A câmera estéreo também fornece a inteligência para os sistemas LDW (Lane Departure Warning) e LKA (Lane Keep Assist). Ao monitorar a posição do veículo em relação às marcações de pista em ambos os lados, o LDW pode ajudar a impedir que os motoristas deixem sua pista indevidamente, acionando um aviso visual no painel de instrumentos e advertindo por meio de uma vibração do volante.
O sistema TSR (Traffic Sign Recognition, ou Reconhecimento de Sinal de Tráfego) utiliza a câmera para manter o motorista informado sobre o limite de velocidade – incluindo limites temporários aplicáveis em obras na estrada, por exemplo – e os limites variáveis usados em algumas rodovias. O limite é exibido no painel de instrumentos e os dados da câmera são sempre cruzados com os dados do GPS para máxima robustez.
O suporte adicional para o motorista vem do Adaptive Speed Limiter (ASL). Esse sistema inteligente utiliza dados do sistema TSR para adequar o ponto de ajuste e também aumentar ou diminuir automaticamente a velocidade máxima do veículo enquanto o pedal do acelerador é pressionado. Se o sistema TSR reconhecer um limite de velocidade maior à frente, o ASL notifica o motorista e pode acelerar suavemente o veículo até o novo limite. Se o limite de velocidade for menor, o veículo pode desacelerar de acordo.
Veículos saindo da pista sem motivo são comumente causados por motoristas cansados. O sistema de assistência ao condutor do F-TYPE pode reconhecer padrões típicos de condução quando o motorista está fatigado, incluindo períodos de pouca ou nenhuma atividade de direção seguidos por entradas repentinas ou excessivas. O sistema auxilia o motorista por meio de avisos no painel de instrumentos e emiti avisos sonoros para que ele faça uma pausa.