Impressões: Fiat Argo 1.3 agrada, tem conforto e alma bastante urbana

Por Admin - Em 06/07/2018 às 10:52 AM

Hoje o Fiat Argo é um dos carros mais importantes da montadora italiana. Sem dúvida, o modelo traz como um dos principais trunfos a beleza estética. Não é à toa que já é uma figura fácil vê-lo em nosso dia a dia. Para um compacto, até que o Argo oferece bom espaço aos ocupantes! 

Vasculhando o porta-malas também dá para ver que ele tem bom volume, abriga o estepe e ainda tem iluminação. Ah, se precisar carregar um volume maior é possível rebater o encosto do banco traseiro! O painel tem um aplique prateado que quebra o predomínio do preto. Os bancos são revestidos em tecido, também presente em um aplique nas portas dianteiras. Tapetes acarpetados elevam a impressão de qualidade. Além de favorecer a visualização, a tela flutuante do sistema multimídia também enriquece o interior do veículo. 

Andei no modelo e optei por avaliar a versão Drive 1.3 com câmbio manual – a mais vendida da linha. Na Concessionária Fiat Vouga, em Fortaleza, esta versão sai por R$ 55.290,00. Segundo fonte, a autorizada, na próxima semana, terá um bônus de fábrica e o modelo cairá com preço sugerido para R$ 52.500.  

De volta ao test drive, ligando o carro, logo o painel de instrumentos se destaca e revela uma tela de TFT de 3,5 polegadas com visor colorido para o computador de bordo, incluindo funções como velocímetro digital e o sensor de pressão de pneus, que vem de série. 

No centro da cabine fica a tela de 7 polegadas da central multimídia UConnect, bastante intuitiva de operar. Bastam poucos minutos para se familiarizar com os menus e funções principais do item, cuja principal vantagem é o suporte a Apple CarPlay e Android Auto. 

Equipado com o mesmo motor Firefly 1.3, potência  (109/101 cv e 14,2/13,7 mkgf a 3.500 rpm) que equipa o Uno, o Argo Drive acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge velocidade máxima de 184 km/h com etanol, segundo a Fiat. Deu para sentir que ele tem um bom torque (força) em baixas rotações. Traduzindo: é bem ágil em zonas urbanas. É bom salientar que em todas as versões há o sistema Stop/Star que para o motor em sinais e liga automaticamente quando você coloca o pé na embreagem. 

Para quem se liga em consumo, se o combustível for gasolina, os números são de 11,8 segundos e 180 km/h, respectivamente. De acordo com a montadora, o carro faz 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada se abastecido com etanol e 12,9 km/l e 14,3 km/l com gasolina.

Andando em Fortaleza, bem escalonado, o câmbio manual (5+ré) tem engates macios e não pede reduções mesmo em situações críticas para um motor de baixa cilindrada. Nas curvas, ele tem boa estabilidade e é ótimo para estacionar em espaços pequenos. O volante é tão leve que dá para fazer essa manobra com o dedo.

Mesmo sendo de 1.3, quando o Argo “pega o embalo”, o modelo te passa mais confiança na estrada. Fechando os vidros, o barulho externo quase não há. De noite, os controles ficam bem iluminados e fáceis de distingui-los. Para a comodidade, há muitos porta-objetos.     

O Argo Drive 1.3 com câmbio manual oferece ar-condicionado analógico, central multimídia UConnect de 7 polegadas, chave canivete, direção elétrica, volante multifunção, repetidores de setas nos retrovisores, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e sistema start-stop no motor como antecipei. É, sem dúvidas, uma das listas de equipamentos mais interessantes do segmento.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Road