CAUSAS SERÁO INVESTIGADAS
Unidade da White Martins explode em Fortaleza e deixa ao menos sete feridos
Por Marcelo - Em 24/04/2021 às 1:09 PM
Uma explosão de grandes proporções atingiu a unidade da White Martins localizada no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24), e deixou ao menos sete pessoas feridas. Uma delas foi resgatada em estado considerado grave, depois de ser atingida por destroços da estrutura do galpão da fábrica de oxigênio hospitalar.
Várias casas situadas nas proximidades tiveram as janelas de vidro quebradas, portões de alumínio foram danificados e até mesmo o forro de gesso de alguns imóveis desabaram devido à onda de choque provocada pela explosão, que foi ouvida a centenas de metros de distância. Carros e motos estacionados nas proximidades também foram atingidos por destroços.
O governador Camilo Santana, que anunciaria o novo decreto de isolamento social no início desta tarde, cancelou a Live e está acompanhado os desdobramentos do acidente na White Martins. A empresa fornece oxigênio hospitalar para todo o Estado, mas segundo a Secretaria da Saúde, a rede estadual recebe da fábrica situada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
“Lamento muito o fato ocorrido esta manhã, em Fortaleza, da explosão na empresa White Martins, que faz o fornecimento de oxigênio. Momentos após a explosão, nossos profissionais dos Bombeiros, Samu e policiais estiveram no local para o socorro das vítimas e isolamento da área. Nossa equipe da Secretaria da Saúde também acompanha a questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problemas de desabastecimento nos equipamentos de saúde. Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas”, afirmou Camilo.
Quem também acompanhou os trabalhos, “in loco” foi o prefeito de Fortaleza. “Estive há pouco na Avenida Francisco Sá, na White Martins. O Corpo de Bombeiros já fez o isolamento da área, está orientando a população a ficar dentro de suas residências e junto com a Defesa Civil está inspecionando os imóveis da região. Ao lado da secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, estou acompanhando a ocorrência, oferecendo o suporte do Município para socorrer os feridos. Já estamos em contato com a White Martins para avaliar as medidas que serão necessárias para garantir o fornecimento de oxigênio aos nossos pacientes”, explicou José Sarto.
As equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu que chegaram ao local realizaram o resgates dos feridos inicialmente e, junto com a Polícia Militar, providenciaram o isolamento do entorno, para evitar que em caso de novas explosões, o número de vítimas pudesse aumentar. Peritos criminais também foram deslocados para a área, a fim de iniciar as investigações sobre as causas da explosão, que assustou os moradores das proximidades.