INOVAÇÃO NO CAMPO
BNB lança ferramentas para impulsionar as atividades de agricultores familiares
Por Marcelo - Em 10/05/2021 às 6:05 PM
O Banco do Nordeste lançou nesta segunda-feira (10), o AgroamigoNet, estratégia de financiamento de kits de conectividade rural, visando impulsionar a inclusão digital dos agricultores familiares na sua área de atuação. Lançou, ainda, o WhatsApp Agroamigo, solução que padroniza e qualifica o atendimento remoto aos produtores.
São beneficiários agricultores familiares que possuam Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a DAP ativa, e tenham realizado operações de valores até R$ 20 mil, atendidos pelo Agroamigo.
A estratégia do BNB leva em conta dados do último Censo Agropecuário, segundo o qual 72% dos estabelecimentos rurais não dispõem de qualquer tipo de conexão. Desse total, 50% estão localizados no Nordeste, e 91% têm área de até 100 hectares.
Outro objetivo é inserir agricultores familiares nos meios digitais, possibilitando sua capacitação via ensino à distância (EaD) e utilizando novos canais de comercialização por meio de plataformas digitais (marketplace); facilitar o acesso ao crédito, aos produtos e serviços financeiros por meio das ferramentas digitais disponibilizadas pelo BNB e aumentar a competitividade de atividades no meio rural.
O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, ressaltou que qualquer atividade econômica, independente de porte ou segmento, necessita ter acesso às novas tecnologias de comunicação. “Estamos evoluindo e aprimorando a nossa forma de promover o desenvolvimento da região. Por meio do AgroamigoNet, nossos clientes vão ganhar em produtividade e competitividade”, disse Romildo.
Pelo WhatsApp
Já o WhatsApp Agroamigo, por meio do número (85)-9965-0300, possibilitará contatos dos agentes do BNB diretamente com os agricultores familiares, e permitirá a prestação de informações específicas de interesse dos produtores, por meio de chatbot. Também otimizará a produtividade dos negócios e a monitoração de indicadores de qualidade de atendimento, satisfação e tempo de resposta.