TRATATIVAS COM A UNIÃO
Camilo teve pedido para a aquisição de 1,4 milhão de doses negado pela Pfizer
Por Marcelo - Em 13/05/2021 às 2:39 PM
O governador Camilo Santana está buscando, desde o ano passado, adquirir vacinas com o objetivo principal de garantir a imunização da população cearense. Tanto que, além das tratativas com o Fundo Soberano Russo (Sputnik V), tentou comprar 1,4 milhão de doses do imunizante desenvolvido pela norte-americana Pfizer.
Ele encaminhou um ofício no dia 30 de dezembro último, à diretora médica da Pfizer no Brasil, Marjori Dulcine, para ratificar a manifestação de interesse do Governo do Ceará na compra das vacinas, conforme o pedido feito pelo secretário de Saúde, Dr. Cabeto, encaminhado no dia 16 daquele mês.
Entretanto, no dia 4 de janeiro deste ano houve uma resposta do laboratório americano, encaminhado a Camilo e ao secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, informando que a venda não seria possível, pois estava aguardando uma definição da negociação com o Governo Federal.
“Neste momento estamos única e exclusivamente focados nas tratativas da negociação com o Governo Federal para a disponibilização da nossa vacina, diante do cenário mundial de disponibilidade de doses. Assim que tivermos uma definição e viabilidade legal de um contrato estadual, entraremos em contato”, respondeu Alejandro Lizarraga, representante da Pfizer na categoria vacinas no Brasil.
Veja o ofício enviado à Pfizer: