DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Sarto destaca importâncias das UAPIs em evento nacional promovido pelo Unicef
Por Marcelo - Em 14/05/2021 às 2:08 PM
As estratégias pioneiras desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza no âmbito da primeira infância foram destaque, nesta sexta-feira (14), em seminário nacional promovido, virtualmente, pelo Unicef. Desde 2019, por meio da implantação das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs), o município vem fortalecendo o desenvolvimento infantil integral, a partir da atuação voluntária e intersetorial de 37 postos de saúde.
Durante o evento, o prefeito José Sarto reafirmou o compromisso da atual gestão com a ampliação da iniciativa e compartilhou a experiência exitosa com outras importantes capitais brasileiras, como Belém, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.
“Estamos renovando nossa adesão, buscando, agora, incentivar o envolvimento de mais unidades de saúde na Capital. Hoje, dos 116 postos de saúde, 37 estão engajados, representando 32% da totalidade. Além disso, vamos ampliar o trabalho para a área da educação. É um orgulho saber que o trabalho iniciado por nossas equipes tem despertado o interesse de outras cidades e capitais”, celebrou o gestor.
As atividades executadas no âmbito da saúde envolvem grupos de gestantes, testes de triagem neonatal, consultas, marcos do desenvolvimento infantil, aleitamento materno, alimentação saudável complementar, esquema vacinal completo, atenção à saúde bucal e outras ações. A expansão ocorre de forma alinhada ao Marco Legal da Primeira Infância, instituído em 2020 ainda durante a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio.
Segundo a secretária municipal de Saúde, a ampliação das UAPIs em Fortaleza é de extrema importância. “Sabemos o que a primeira infância representa no investimento do cidadão. Além de sensibilizar as unidades e os trabalhadores da saúde, também tem um papel junto à família, de dar ao cuidador da criança um protagonismo, para que ele possa exercer sua cidadania dentro do desenvolvimento infantil e do fortalecimento das ações de puericultura”, ressaltou Ana Estela Leite.