Cresce adesão de Programa de Manutenção Flexível da Scania
Por Admin - Em 12/06/2018 às 11:15 AM
Depois da crise que quase para o nosso País, a peso pesados em caminhões, a Scania, vem com uma notícia boa: alcançou a ativação de 1.500 programas de manutenção flexível que, segundo a montadora, vem revolucionando o jeito de oferecer serviços no mercado de caminhões.
O novo plano permite até 16% na redução de custos e aumento de 20% de disponibilidade, de acordo com cada perfil de transporte. Meta para 2018 é que ele já represente mais de 50% das vendas dentre todos os programas de manutenção comercializados pela marca.
A fabricante sueca, marca líder na transição para um transporte sustentável, prioriza o desenvolvimento de soluções de serviços mais eficientes. A Scania lembra que foi a primeira a lançar um “acordo de manutenção”, em 1994, no mercado. “E, desde outubro de 2017, estamos revolucionando o mercado mais uma vez”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “As vantagens são insuperáveis”.
A Manutenção Scania com Planos Flexíveis é totalmente customizada para cada veículo individualmente, prometemos uma redução de até 16% no custo de manutenção, a cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos); e o plano Standard funciona por adesão, com assinatura de prazo ilimitado e mesmo valor ao longo da vigência do programa. Antes ninguém tinha pensado nisso.”
Por essa razão, esse serviço com uso inteligente de dados é algo inédito no mercado nacional. A conectividade é a base de funcionamento da Manutenção com Planos Flexíveis, pois é por meio dos dados recebidos que a cobrança de cada caminhão é feita, além do próprio cálculo do plano e as próximas paradas. Com quase um ano e meio de operação, a Scania já chega a marca de mais de 9 mil veículos conectados em todo o Brasil.
“A mágica”
O novo sistema permite a conexão de informações feita por meio dos Serviços Conectados Scania, identificando diversos fatores como estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo e intervalos de manutenção. Portanto, passa a existir uma gestão compartilhada entre cliente e rede de concessionárias, para mais assertividade e previsibilidade da operação.
Outro dos grandes diferenciais da Manutenção com Planos Flexíveis em relação aos programas tradicionais é saber o momento exato da parada preventiva, assim como tudo o que é necessário para a revisão conforme a operação de cada caminhão. Com essa antecipação, as manutenções passam a acontecer no momento correto.
A cobrança por quilometragem e de acordo com faixas de consumo de combustível é inédita dentro da Scania mundialmente. A arrojada criação brasileira funciona por meio de escalas de economia determinadas, e torna o pagamento mais dinâmico conforme a operação. Os veículos que gastarem menos diesel entram em uma faixa de menor demanda de manutenção preventiva, e de tarifas reduzidas por quilômetro rodado. A boa performance e a direção do motorista passam a fazer ainda mais diferença. Para auxiliar o transportador a manter seus condutores dentro das médias mínimas de consumo, a Scania oferece o Driver Services, também lançado em outubro. O programa de condução personalizada pode chegar em torno de 10% de economia por caminhão.
“Em resumo, agora é o caminhão quem avisa quando deve parar para a manutenção. Com isso, nosso pacote de soluções traz resultados imediatos, como a redução do custo dos reparos, do tempo parado na oficina e da emissão de CO2. O futuro sustentável já começou”, explica Souza.