Jaguar XE SV: o mais potente sedã já produzido pela Jaguar
Por Admin - Em 01/06/2018 às 9:40 AM
Parece que está no sangue. A Jaguar adora fabricar ou no mínimo desenhar carros que adoram velocidade. Assim está sendo a montagem manual do novo Jaguar XE SV Project 8. Segundo a marca, ele é o mais potente, ágil sedã de desempenho extremo da marca britânica. Os primeiros exemplares do modelo, uma edição limitada com desempenho genuíno de um superesportivo, serão entregues aos entusiastas até setembro. Ele não tem previsão de importação para o Brasil.
O Project 8, com tração integral e equipado com um motor V8 Supercharged a gasolina de 600 cv, pode chegar à velocidade de 321 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. Ele estabeleceu um novo recorde para um carro de produção de quatro portas em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, no ano passado. Sua melhor volta, de 7 minutos e 21,23 segundos foi mais rápida que muitos superesportivos que já passaram por lá. Ele está disponível com quatro lugares e também na configuração Track Pack, versão leve em dois assentos, o que também aumenta a rigidez torcional em 27% em relação à versão de quatro lugares.
“O objetivo da equipe da SVO é produzir veículos de prestígio, que ultrapassem os limites em termos de luxo, desempenho e capacidade para todos os terrenos. O Project 8 é um ótimo exemplo do que acontece quando entusiastas projetistas, engenheiros e especialistas em manufatura têm a oportunidade de criar um carro esportivo de desempenho extremo sem compromisso”, declarou John Edwards, diretor-executivo da Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover.
Fundamental para o desempenho do veículo da SVO mais focado em pista já produzido, o Project 8 apresenta várias modificações na carroceria de alumínio leve premiada do XE, incluindo: para-choque de fibra de carbono com dutos de resfriamento aprimorados, capô de fibra de carbono ventilado e rodas de liga leve de alumínio de 20 polegadas, divisor dianteiro ajustável, parte inferior lisa, amortecedor traseiro de fibra de carbono com difusor integrado e uma asa aerodinâmica traseira ajustável. Esses itens garantem que o Project 8 seja o sedã mais leve da Jaguar.
De acordo com a fabricante, para garantir o desempenho ideal em estrada ou pista, o Project 8 aprimora a suspensão dianteira,double-wishbone, e a traseira Integral Link redesenhada. Ele também inaugura um novo sistema de Freios de Carbono Cerâmica, o primeiro uso de rolamentos de roda de cerâmica de nitreto de silício, estilo F1, em um carro de estrada e incorpora um Diferencial Ativo Eletrônico traseiro (EAD) com resfriador de óleo – o primeiro para o XE.
Para maximizar a tração, o Project 8 utiliza uma versão recalibrada do sistema Quickshift de de oito velocidades da Jaguar. Capaz de mudar de marcha em apenas 200 milissegundos, de forma não sequencial, como de 8 para 2, em situações extremas, ajuda a fornecer precisão e confiança excepcionais com uma forte qualidade de deslocamento, exclusiva desse carro.
Esse é também o primeiro Jaguar a apresentar um modo dedicado às pistas de série. Em suas configurações mais extremas, e na versão Track Pack, o Project 8 oferece 122 kg de downforce a 299 km/h – 25% a mais que seu rival mais próximo. O modo de pista adapta os sistemas de controle de transmissão e estabilidade para o uso no circuito, aprimorando as respostas do acelerador, da caixa de câmbio e da direção, e ajustando os amortecedores para a configuração mais agressiva.
“Continuamos a desenvolver e aprimorar todo o carro até o início da produção, para torná-lo ainda mais responsível e mais fácil de lidar. As molas são mais rígidas e as montagens do motor também. Os braços de suspensão mudaram. Os freios foram refinados para a sensação exata de pedal e desempenho que queremos. Mas as maiores mudanças são no software. São todos pequenos ajustes – para melhorar o desempenho, sensação, capacidade de resposta, refinamento. Continuamos nos desafiando a melhorar o carro e ultrapassar os limites. É certamente ainda mais rápido, tem melhor manuseio e é mais responsivo do que há seis meses. Todo esse esforço valeu a pena”, pondera David Pook, gerente de Dinâmica de Veículos do Project 8 .